“Mundo Jurídico”

Juiz idealizador da tornozeleira eletrônica cria aplicativo jurídico

De fácil manuseio e interface moderna, a nova ferramenta tecnológica gratuita carrega rápido, não ocupa grandes espaços na memória do smartphone

Juiz idealizador da tornozeleira eletrônica cria aplicativo jurídico

Juiz paraibano, Bruno Azevedo — Foto:TJPB

O juiz paraibano, Bruno Azevedo, que criou a tornozeleira eletrônica para presos, desenvolveu um aplicativo que deixa os órgãos do sistema de Justiça bem mais próximo do cidadão. Trata-se do “Mundo Jurídico”, no qual é possível obter informações e achar todos os órgãos e repartições jurídicas como fóruns, tribunais, unidades do Ministério Público, Procuradorias, Procons e vários setores da advocacia. O acesso a nova ferramenta tecnológica é gratuito.

O App “Mundo Jurídico” está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, no Google Play e App Store, respectivamente, desde o último mês de dezembro. De fácil manuseio e interface moderna, carrega rápido e não ocupa grandes espaços na memória do seu aparelho, constituindo, uma ótima novidade. O App “Mundo Jurídico” pode ser rapidamente visualizado no link  

Segundo Bruno Azevedo, com o aplicativo instalado em um smartphone é possível obter informações e achar todos os órgãos e repartições jurídicas, além de encontrar o endereço e demais informações úteis, dos órgãos mais próximos, no raio, a partir de 5 km, ou de qualquer lugar do Brasil. 

Criação – “O aplicativo Mundo Jurídico nasceu a partir de ideias, após assistir a uma reportagem no qual mostrou jovens em Salvador, que criaram um aplicativo para informar aos cidadãos, as ruas com maior incidência de crimes, na Capital Soteropolitana. Logo veio a ideia do aplicativo voltado para a área jurídica”, resumiu o juiz paraibano, que é titular da Vara de Sucessões da Comarca de Campina Grande e integrante do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba, como juiz diretor adjunto e também coordenador do Centro de Conciliação e Mediação no Fórum Cível, que funciona em parceria com o Instituto de Educação Superior da Paraíba Iesp.

No Curso de Direito da UEPB, Campus Guarabira, onde o magistrado leciona “Teoria Geral do Processo e Processo Civil”, Azevedo criou o Grupo de Pesquisa “Direito e Novas Tecnologias”, com a participação de vários alunos, inclusive de outras instituições, e daí nasceu o desenvolvimento do Aplicativo Mundo Jurídico e suas diversas funcionalidades, voltadas para o Sistema de Justiça.

Funcionalidades – “A principal delas é tornar possível ao usuário visualizar qualquer órgão do universo do Direito, de qualquer lugar do país. Sendo possível ao cidadão, visualizar a imagem do local, endereço, telefone, e-mail, horário de funcionamento, traçar uma rota para chegar ao local desejado, e ainda, sendo possível, ao usuário avaliar o local, dando a opinião que desejar, contribuindo para o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça”, comenta.

Mas o app Mundo Jurídico, de acordo com o magistrado, tem outras funcionalidades interessantes: ele disponibiliza todas as Súmulas dos Tribunais Superiores, dividindo-as por matérias; as Orientações Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho; os Informativos dos Tribunais Superiores. No botão Links Úteis, tem muito material de interesse de todos os atores da área jurídica, como as Súmulas de todos os Tribunais do País, Enunciados, Doutrinas, Legislação.

Em seu Mural de Eventos, há o anúncios de Congressos, Simpósios, Cursos e lançamento de livros. “Então, isso o faz um aplicativo bem completo e possível de despertar o interesse da comunidade jurídica. E ainda mais, ele é gratuito”, avisa.

De acordo com a professora Erika Marques, diretora geral do Iesp, o aplicativo “Mundo Jurídico” tem facilitado e muito o trabalho dos alunos juntos ao Centro de Conciliação que é fruto dessa parceria Iesp/TJPB. “Exato. Nós parabenizamos o professor e Bruno Azevedo, que teve essa brilhante ideia que já vai longe”, disse a professora Erika.

O aplicativo já está totalmente em funcionamento e acessível a todos, desde dezembro último. “Em que pese, parecer, só haver uma funcionamento mais intenso de todos que transitam no Sistema de Justiça, depois do Carnaval, e este ano, foi no final de fevereiro, o aplicativo Mundo Jurídico já consta com mais de 10.000 downloads. Além disso, a nossa propaganda é mais no boca a boca e nas redes sociais e mesmo assim, ele tem tido uma ótima repercussão e muitos acessos”, sinaliza.

Para o juiz os melhores resultados são as avaliações positivas de quem o acessa, mostrando a satisfação dos usuários. “E ver os comentários nas redes, de como o Mundo Jurídico tem ajudado no dia a dia, daqueles que militam ou precisam do Sistema de Justiça.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

2

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

3

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

4

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

5

Tecnologia

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil