Lançamento

Nokia lança novo telefone ‘tijolão’ indestrutível e promete bateria com duração de 43 dias

Sua ficha técnica inclui ainda lanterna, bateria para 43 dias em stand by e uma alça para amarrar cabos e cordas no aparelho e, assim, impedir possíveis quedas.

Nokia lança novo telefone 'tijolão' indestrutível e promete bateria com duração de 43 dias

O Nokia 800 Tough está presente na IFA 2019, feira de eletrônicos que ocorre em Berlim — Foto:Reprodução

A categoria de “telefone tijolão” tem um novo representante de peso: o Nokia 800 Tough. Anunciado pela fabricante finlandesa na última quinta-feira (5), o celular chega com a promessa de ser “indestrutível” ao resistir à água, poeira, impactos e temperaturas extremas – graças às certificações IP68 e MIL-STD-810G (militar). Sua ficha técnica inclui ainda lanterna, bateria para 43 dias em stand by e uma alça para amarrar cabos e cordas no aparelho e, assim, impedir possíveis quedas.

O Nokia 800 Tough está presente na IFA 2019, feira de eletrônicos que ocorre em Berlim, e o TechTudo traz as primeiras impressões sobre o aparelho a seguir. Vale citar que o telefone chega às lojas do exterior a partir de outubro por 109 euros (cerca de R$ 490 em conversão direta e sem impostos). Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.

“Tijolão” inquebrável?

Começamos com o ponto alto e mais impactante da ficha técnica do Nokia 800 Tough: sua resistência e durabilidade. O telefone claramente é destinado aos usuários que trabalham em funções e em ambientes hostis, assim como os modelos da marca Caterpillar.

O lançamento é construído com certificações IP68 e MIL-STD-810G (militar), o que confere proteção à água, poeira e quedas de até 1,8 metro. Em nossos testes, jogamos o Nokia 800 Tough no chão algumas vezes e batemos sua carcaça na mesa. O objetivo, então, foi alcançado: o grandalhão saiu ileso e sem arranhões.

Design e especificações

Disponível nas cores preta ou areia, o telefone surpreende pela aparência robusta e “agressiva”. Com dimensões de 14,54 (altura) x 6,21 (largura) x 1,611 cm (espessura) e peso de 161 g, o Nokia 800 cabe facilmente nas mãos ou nos bolsos e não é tão pesado quanto aparenta. Virando o aparelho, a parte traseira é revestida com um acabamento emborrachado, com aspecto suave e que tem aderência na pele. Isso faz com que ele fique mais firme nas mãos e pode diminuir as chances de escorregar e espatifar no chão, embora a queda não seja um problema para o Nokia 800 Tough.

Outra característica que chama a atenção no design do novo Nokia é a presença do teclado alfanumérico. Em relação à digitação, as teclas são confortáveis de apertar e contam com distância adequeada uma da outra. A fabricante afirma que os botões são emborrachados para facilitar o manuseio durante serviços pesados e ao usar luvas, por exemplo. É importante citar, porém, que paciência e prática devem ser necessárias para usuários que estão acostumados com teclas touch de smartphones modernos.

Sua ficha técnica traz ainda uma tela de 2,4 polegadas (6,1 cm) do tipo QVGA. As imagens nem de longe são indicadas para quem curte assistir a conteúdos pelo celular – o que não chega a ser um defeito porque esta não é proposta do modelo. O display reproduz cores, brilho e contraste em níveis bem básicos, bem diferente do que estamos acostumados a ver em smartphones atuais.

Outro quesito que pode decepcionar usuários com expectativa elevada – ou equivocada – é fotografia. O Nokia 800 Tough conta apenas com uma câmera traseira de 2 megapixels, com recurso de flash acoplado. As fotos tiradas com o telefone são bem básicas, então não é indicado esperar muito dele neste sentido.

O interior do dispositivo também é extremamente simples. Além de ser equipado com sistema operacional KaiOS, ele conta com processador Qualcomm 205, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno (com suporte para micro SD de até 32 GB). Os números podem ser suficientes para ações simples do dia a dia, como fazer chamadas e responder mensagens rápidas.

Vale lembrar que ele conta com suporte à rede 4G e possui aplicativos populares, como WhatsApp, Facebook e Google Maps. A Google Assistente também está presente e pode ser útil para realizar chamadas e enviar mensagens por comandos de voz, sem precisar digitar. Suas especificações incluem ainda bateria de 2.100 mAh, que promete até 43 dias de uso, fone de ouvido de 3,5 mm e rádio FM.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial