Estação das Artes

Olimpíada Brasileira de Robótica e Rede Municipal tem início em João Pessoa

A Olimpíada abrange quatro regionais, que engloba todos os municípios paraibanos com equipes inscritas. As competições ocorrem em dois níveis, que se referem ao

Olimpíada Brasileira de Robótica e Rede Municipal tem início em João Pessoa

Teve início na manhã desta quarta-feira (5), em João Pessoa, a etapa Paraíba da Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição, que segue até o próximo domingo (9), acontece na Estação das Artes Prefeito Luciano Agra, no Altiplano, e contou com a participação de 334 equipes representando escolas de todo o Estado. Só da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, serão 93 as equipes participantes.
 
A Olimpíada abrange quatro regionais, que engloba todos os municípios paraibanos com equipes inscritas. As competições ocorrem em dois níveis, que se referem aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os vencedores de cada regional disputam a final estadual, que acontece no próximo domingo (9).
 
“A prática da robótica nas escolas tem tido um grande crescimento e um salto qualitativo e João Pessoa tem sido um referência nesse sentido”, destacou a secretária municipal de Educação, Edilma Ferreira. “Os resultados obtidos pelos nossos estudantes têm aumentado o interesse entre todas as escolas do Estado e isso é reflexo de todo um investimento”, afirmou.
 
De acordo com Fagner Ribeiro, coordenador do evento, o número de participantes este ano é quase cinco vezes superior ao registrado em 2012, por exemplo. “Há menos de quatro anos a competição contou com 70 equipes participantes e hoje temos 334. A prática da robótica tem sido incentivada e isto reflete na adesão dos estudantes”, afirmou. 
 
Entre os participantes está a Equipe Apolo, que vem da Escola Municipal Apolônio Sales, em Cruz das Armas, e já possui reconhecimento mundial.  O grupo conquistou o primeiro lugar em interação com robôs na Copa do Mundo de Robótica, a RoboCup 2015, realizada na China.
 
Kaio Victor Cunha foi um dos alunos vencedores, mas a conquista internacional não diminui a euforia da competição local. “A robótica é um divisor de águas na minha vida e é onde eu quero construir uma carreira, então cada nova etapa é cheia de expectativas”, contou. Para ele, foi mais tranquilo competir na China que em sua própria casa. “Lá não esperavam tanto da gente, então não tínhamos que provar nada. Aqui chegamos como campeões mundiais. A pressão é maior. Mas vamos dar o nosso melhor”.
 
As provas – A modalidade disputada na etapa paraibana é a de Resgate A, onde os robôs desenvolvidos pelos estudantes precisam superar uma série de obstáculos para resgatar uma “vítima”.
 
As equipes vencedoras da etapa estadual se classificam para a etapa nacional da Olimpíada, que será disputada de 28 de outubro à 1º de novembro, na cidade de Uberlândia (MG). É lá que serão definidos os representantes brasileiros na RoboCup 2016, que será realizada na Alemanha.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial