Ciência

Pesquisadores de SC capturam exemplar raro de água-viva gigante com 4,6 quilos

Animal foi capturado em Itajaí, no Litoral Norte, na quinta-feira (30). Segundo estudiosos da Univali, espécime é apontado como o maior na comparação com dados brasileiros e argentinos.

Pesquisadores de SC capturam exemplar raro de água-viva gigante com 4,6 quilos

Espécime é apontado como o maior na comparação com dados brasileiros e argentinos. — Foto:Univali/Divulgação

Pesquisadores de Santa Catarina capturaram um exemplar de água-viva da espécie Lychnorhiza lucerna, considerado o maior já registrado em comparação com dados brasileiros e argentinos. Com 39 centímetros de diâmetro e 4,6 quilos, o animal foi encontrado em Itajaí, no Litoral Norte, na quinta-feira (30).

A água-viva estava em uma saída de campo do projeto de Monitoramento de Águas-Vivas na costa norte, realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pesquisadores do laboratório de Ecotoxicologia (Letox) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia utilizaram uma rede de arrasto, comum na pesca artesanal de camarão, para capturar o animal.

Segundo o projeto, a espécie é comum na costa entre golfo do México e Argentina e oferece baixo perigo de envenenamento ou queimaduras. Ela também tem grande potencial de exploração na extração de colágeno e culinária asiática.

Durante a execução dos trabalhos de campo, os pesquisadores observam as espécies, o tamanho, velocidade de crescimento e como as populações aumentam e diminuem. Um dos focos do levantamento é prever se existirão águas-vivas com potencial de envenenamentos de banhistas durante o período de veraneio.

O material foi encaminhado ao laboratório de anatomia para procedimentos que permitam a preservação do espécime para futuras exposições.

Espécie, comum na costa entre golfo do México e Argentina, oferece baixo perigo de envenenamento — Foto: Univali/Divulgação

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial