Rússia

Polícia detém principal opositor de Putin em meio a protesto

Alexei Navalny estava a caminho de manifestação no centro de Moscou contra corrupção

Polícia detém principal opositor de Putin em meio a protesto

A escala do protesto mostrará se Navalny solidifica sua influência mobilizadora entre o povo russo para prejudicar Putin nas eleições presidenciais do ano que vem — Foto:Reprodução

A polícia prendeu o líder opositor russo Alexei Navalny na porta de sua casa nesta segunda-feira, momentos antes de ele partir para um protesto no centro de Moscou contra corrupção no governo de Vladimir Putin, informou sua esposa Yuliya Navalny no Twitter. 

A manifestação, organizada pelo advogado, acontecerá ainda assim, disse ela. Comemora-se nesta segunda-feira (12), o Dia da Rússia, um feriado que pode favorecer a adesão ao protesto. Protestos devem ocorrer em 200 cidades pelo país.

“Olá, sou Yulia Navalnaya. Alexei foi detido na entrada do prédio. Pediu que informasse que nossos planos não mudaram: Tverskaya”, escreveu, uma referência à rua do centro de Moscou onde está prevista a manifestação. A mensagem foi publicada na conta oficial do opositor.

Centenas de policiais estão em alerta para conter a manifestação em Moscou. Agente prenderam pequenos grupos de manifestantes na saída de uma estação de metrô, também antes do início do protesto.

Em mensagem separada, a energia elétrica foi cortada no escritório de Navalny, disse um porta-voz na rede social. Navalny afirmou no domingo à noite que as autoridades pressionaram empresas a recusar o fornecimento de equipamentos audiovisual, o que ele considerou como uma tentativa para humilhar os manifestantes.

Por essa razão, ele disse que mudaria o ponto de partida do protesto para a Rua Tverskaya, principal avenida de Moscou perto do Kremlin. O Gabinete da Procuradoria-Geral alertou que um protesto na região seria ilegal e a polícia seria forçada a tomar “todas as medidas necessárias” para conter a desordem.

Uma ação de cautela legal estaria sendo preparada para Navalny, disse o órgão. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov disse à rede TV Rain que era vital evitar o que ele chamou de “provocações”.

A escala do protesto mostrará se Navalny solidifica sua influência mobilizadora entre o povo russo para prejudicar Putin nas eleições presidenciais do ano que vem. Em março, ele organizou um grande protesto no qual milhares ocuparam as ruas pelo país. Foram as maiores manifestações desde o início de uma onda anti-Kremlin em 2012. Mais de 1 mil pessoas foram presas, pressionando Putin internamente.

ELEIÇÕES FUTURAS

Por enquanto, pesquisas indicam que Navalny tem chances limitadas de tirar Putin do poder, diante da alta aprovação do presidente. Ainda é incerto se o governo permitirá que o opositor concorra à Presidência. No entanto, o campanha contra corrupção do advogado pode ampliar seu apoio.

Um vídeo no qual acusa o primeiro-ministro Dmitry Medvedev, aliado de Putin, de viver com custos muito mais elevados do que pode, já alcançou 22 milhões de visualizações na internet.

Medvedev afirmou que as alegações de Navalny são sem sentido e politicamente motivadas, chamando-o de impostor.

“Quero mudanças”, escreveu Navalny em publicação em blog na semana passada. “Quero viver em um Estado democrático moderno e quero que nossos impostos sejam convertidos em rodovias, escolas e hospitais, não em iates, palácios e vinhedos”.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

3

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

4

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

5

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda