Tecnologia

Start-up britânica fecha parceria com dona do aeroporto de Brasília para criar infraestrutura para ‘carros voadores’

Ideia é fazer do Brasil mercado pioneiro para veículos elétricos. Empresa também tem acordo com a brasileira Gol.

Start-up britânica fecha parceria com dona do aeroporto de Brasília para criar infraestrutura para 'carros voadores'

Modelo de "Supernal Electric Air Vehicle" (eVtol) dentro de vertiporto da Air-One, desenvolvida pela Urban-Air Port. — Foto:Chris J. Ratcliffe/Bloomberg

A start-up de carros elétricos voadores Vertical Aeroespace, do Reino Unido, fechou parceria com a argentina Corporación America Airports para projetar e explorar no Brasil os chamados de “vertiportos”, espécie de aeroporto para aeronaves de pouso vertical e com motor elétrico, os chamados eVTOLs. A Corporación America é dona da Inframerica, que detém a concessão do aeroporto de Brasília.

A Vertical informou que a nova parceria, ao lado de outras como com a locadora de jatos Avolon Holdings e a companhia aérea Gol, ajudará a obter a infraestrutura necessária para que o Brasil seja um dos “mercados pioneiros” para os serviços de táxi aéreo.

A Vertical está apostando no Brasil. A cidade de São Paulo é a que tem o mais intenso tráfego de helicópteros do mundo, devido ao trânsito pesado de veículos.

Táxis voadores movidos a eletricidade estão sendo considerados como alternativas “eco-friendly” para os helicópteros. Muitas fabricantes estão atualmente no processo de conseguir certificação para as aeronaves e finalizar os planejamentos para as infraestruturas associadas.

Em setembro, a Gol concordou em compra ou alugar cerca de 250 unidades da empresa de leasing Avolon. A Vertical também tem acordos preliminares com a American Airlines, Japan Airlines, e Virgin Atlantic para iniciar a prestação de serviços em 2025.

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

3

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

5

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil