Feito por alunos

UFPB constrói primeiro carro elétrico do Norte-Nordeste para competição nacional

São 45 alunos da UFPB envolvidos no projeto, estudantes de vários cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Administração e Design

UFPB constrói primeiro carro elétrico do Norte-Nordeste para competição nacional

O veículo está sendo desenvolvido para alcançar 120 km/h em apenas quatro segundos e possui autonomia de até 28 quilômetros — Foto:Walla Santos

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão trabalhando em um projeto para desenvolver e construir do zero o primeiro carro totalmente elétrico produzido no Norte-Nordeste do país, de acordo com o professor doutor em Engenharia Elétrica, Euler Cássio Tavares de Macedo, vice-diretor do Centro de Engenharia Elétrica da UFPB.

O veículo está sendo desenvolvido para alcançar 120 km/h em apenas quatro segundos e possui autonomia de até 28 quilômetros.

Atualmente, existem 45 alunos da UFPB envolvidos no projeto, estudantes de vários cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Administração e Design.

“Em janeiro nós fizemos a parte da estrutura, estamos agora finalizando a parte da suspensão e a parte do motor já está tudo bem encaminhado. A ideia é agora por meados de julho e agosto já estar com o carro pronto para fazer testes”, explica Euler Cássio.

A bateria utilizada no projeto é de Lítio Ferro Fosfato, que “tem uma capacidade de armazenamento muito grande e um peso muito pequeno”, destaca o professor. O objetivo principal do projeto, de acordo com Euler Cássio é “disseminar a tecnologia para que a gente consiga realmente reduzir custos”.

Ele ainda ressaltou que o carro desenvolvido pelos alunos da UFPB “consegue ter uma potência maior do que um carro esportivo como o Camaro, só que com peso bem menor, porque isso propicia maior competitividade”.

O preço estimado do carro que está sendo produzido na UFPB é de R$ 180 mil, valor justificado devido ao seu caráter de pesquisa e pioneirismo. “Mas isso, por questão de estudo, importação, então tem um investimento bem maior quando comparado com um carro comercial”, explica Euler Cássio.

O projeto Fórmula-E UFPB pretende participar de uma competição nacional entre várias universidades do país entre os dias 23 e 26 de novembro em Piracicaba, São Paulo. No ano passado, no evento que contou com 50 equipes de todo o país com carros elétricos e a combustão, a equipe da UFPB conquistou o nono lugar em sua categoria. O projeto é financiado pela UFPB e por patrocinadores.

A competição propõe que os estudantes desenvolvam o projeto de um carro totalmente do zero que depois vão competir para mostrar o melhor desempenho. A Fórmula SAE Brasil é promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), que é composta pelas principais montadoras de carros, que dão os principais aportes para essa sociedade para que haja o desenvolvimento contínuo de tecnologia automotiva. Potenciais patrocinadores podem entrar em contato com a equipe pelo endereço de e-mail: [email protected]ou pelo telefone:  83 9134-1243.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

2

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

3

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

4

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

5

Tecnologia

Ministério da Fazenda define agenda regulatória para apostas esportivas e jogos online e medidas devem fomentar setor no Brasil