Sem lentidão

Velocidade da internet: teste sua conexão e veja 5 dicas para melhorá-la

Manter o navegador limpo e com poucas extensões pode melhorar o desempenho da máquina ao carregar páginas

Velocidade da internet: teste sua conexão e veja 5 dicas para melhorá-la

Programas em segundo plano podem consumir mais banda que o necessário — Foto:Divulgação

Com tantos serviços online disponíveis atualmente, uma boa conexão com a internet é essencial para praticamente todos os usuários. Além de afetar quem usa a rede para lazer, uma internet lenta atrapalha quem precisa acessar informações relacionadas ao trabalho. Em muitas ocasiões, o problema é causado por falhas da operadora. Entretanto, o usuário pode verificar alguns itens antes de entrar em contato com a empresa. Além de corrigir o problema mais rapidamente, o estresse com o atendimento telefônico é evitado. Confira cinco dicas que ajudarão a melhorar sua conexão.

1) Verifique a velocidade em um medidor

Existem diversos sites que informam a velocidade da internet. Um deles é o Brasil Banda Larga, que apresenta as velocidades de download e upload. Os dados representam a capacidade de baixar dados da rede e de enviar informações ao servidor, respectivamente. A página também apresenta a latência da conexão. O termo informa quantos milissegundos (ms) uma informação leva para ir até o destino e voltar. Quanto menor o ping, melhor a comunicação entre a máquina e o servidor.

Em seguida, verifique se a velocidade da internet está próxima ao contratado junto à operadora. Se o valor for muito diferente, o problema está com a empresa e será necessário entrar em contato com o suporte. Caso contrário, a falha pode estar no computador e o usuário deverá realizar algumas correções.

2) Feche programas em segundo plano

Os principais causadores da lentidão são programas que continuam funcionando mesmo depois que o usuário decide fechá-los. Em vez de usar a conexão apenas para abrir páginas no navegador, a máquina passa a distribuir parte da internet para manter os programas abertos.

Se a velocidade da internet estiver abaixo do normal, é importante conferir se programas como uTorrent, Dropbox e outros gerenciadores de arquivos estão abertos. No Windows, seus ícones são exibidos ao lado do relógio na barra de tarefas.

3) Desative extensões no navegador

Apesar de prometerem melhorias na navegação, algumas extensões acabam piorando o desempenho da máquina pois além de garantir a exibição de sites, o navegador precisará carregar os recursos adicionais. Se o computador apresenta lentidão em um navegador específico, as extensões podem ser o problema.

Para desabilitar as extensões do Chrome, acesse chrome://extensions na barra de endereços e clique no ícone da lixeira. No Firefox, clique no botão do menu – o ícone com três traços no menu superior – e selecione Complementos para abrir a aba do gerenciador de complementos. Em seguida, selecione o painel Extensões ou Aparência e clique no botão Excluir. No Edge, basta clicar sobre o ícone do menu – os três pontos na barra superior – e escolher a opção Extensões. Depois, clique sobre o complemento desejado e escolha a opção Remover.

4) Mantenha o navegador limpo

Ao acessar as páginas, o navegador armazena diversos dados que serão reutilizados quando o usuário acessa uma página pela segunda vez. Entretanto, quanto mais informações são salvas, mais lento fica o navegador. Limpar o histórico, os cookies e os arquivos temporários do navegador são medidas importantes.

No Chrome, digite chrome://settings/clearBrowserData na barra de endereços. Em seguida, selecione os itens desejados e clique no botão Limpar dados de navegação. No Firefox, clique no botão de menu, selecione Histórico e escolha a opção Limpar dados de navegação. Depois, escolha o intervalo desejado, selecione as opções que serão excluídas e clique em Limpar agora. No Edge, abra o menu e escolha a opção Definições. Em seguida, clique no botão Escolher o que pretende limpar, marque os itens desejados e clique em Limpar.

Outra recomendação é evitar manter várias páginas abertas ao mesmo tempo. Com a conexão lenta, o computador terá ainda mais dificuldade para processar as informações de várias abas.

5) Instale um antivírus

A velocidade da conexão também pode ser afetada por fatores externos como vírus. Códigos maliciosos como spyware monitoram o comportamento do usuário e, consequentemente, interferem no desempenho do navegador. Dependendo da situação, o usuário pode perder a conexão por completo.

Quando consegue infectar um computador, o vírus instala códigos responsáveis por fazer propagação para outras máquinas. Alguns códigos enviam centenas de e-mails por minuto, o que causa uma queda na capacidade da conexão. Para retomar o desempenho da internet, instale um antivírus que faça verificações frequentemente.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial