Assista

Vídeo feito no espaço mostra como é uma espaçonave saindo da Terra

O lançamento feito por um foguete Soyuz levava 2.564 kg de carga e suprimentos, de acordo com o material divulgado pela ESA

Um vídeo capturado da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) mostra como é uma nave espacial saindo da Terra vista do espaço. O vídeo foi feito pelo astronauta Alexander Gerst e compartilhado pela Agência Espacial Europeia, a ESA, em seu canal do YouTube. Assista acima.

O vídeo é um time lapse, ou seja, foi acelerado. Em tempo normal, ele capturou cerca de 15 minutos de lançamento.

LEIA MAIS: NASA identifica asteroide gigante se aproximando da Terra

A nave deixando o planeta Terra é a Progress MS-10, uma espaçonave de carga lançada pela Rússia a partir de uma base no Cazaquistão. Uma nave de carga, ela levou suprimentos para reabastecer a Estação Espacial Internacional. Apesar de ter sido divulgado somente nesta semana, o vídeo mostra o lançamento realizado no dia 16 de novembro—o material chegou à Estação no dia 18 de novembro.

O lançamento feito por um foguete Soyuz levava 2.564 kg de carga e suprimentos, de acordo com o material divulgado pela ESA. Estavam entre o montante total 440 litros de água, 75 kg de oxigênio e 750 kg de combustível. A velocidade máxima desse lançamento foi de 28.800 km/h.