Tecnologia

Vídeos “deep fake” são maior ameaça à segurança digital em 2020, aponta relatório

"Deep fakes podem se transformar em armas para intensificar a guerra de informação", afirma no relatório o diretor-chefe de tecnologia da empresa, Steve Grobman.

Vídeos "deep fake" são maior ameaça à segurança digital em 2020, aponta relatório

O maior problema, de acordo com os técnicos que participaram do estudo, é que está cada vez mais fácil e barato criar montagens deep fakes. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As eleições americanas, as ações de grandes empresas e até o saque do FGTS no Brasil: tudo isso pode ser alvo, em 2020, de uma técnica recente que combina notícias falsas, produção de vídeos e inteligência artificial. 

Os chamados deep fakes são uma das maiores ameaças à segurança digital em todo o mundo no próximo ano, de acordo com relatório da empresa americana de cibersegurança McAfee divulgado nesta quinta-feira (5). 

A técnica consiste em utilizar inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) para alterar um vídeo, fazendo com que uma pessoa diga algo que ela não disse. A alteração é quase imperceptível a olho nu.

“Deep fakes podem se transformar em armas para intensificar a guerra de informação”, afirma no relatório o diretor-chefe de tecnologia da empresa, Steve Grobman. 

Segundo ele, a prática deve aumentar ainda mais a quantidade de notícias falsas e de desinformação na internet.

E, embora seja um problema global, a questão deve se intensificar durante períodos eleitorais, diz à Folha o porta-voz da McAfee no Brasil, Flávio Elizalde -os Estados Unidos vão escolher seu novo presidente em novembro de 2020, e o Brasil terá pleitos municipais em outubro. 

“Se pensarmos em Estados-nações tentando manipular eleições, usar deep fakes para manipular a audiência faz todo o sentido. Adversários vão tentar criar rachaduras e divisões na sociedade”, diz Grobman.  

Para chegar a essa conclusão, a McAfee usou os dados de mais de 500 milhões de computadores pelo mundo que utilizam seus programas, analisou as ameaças mais comuns na internet e pesquisou as tendências debatidas em fóruns e outros locais da rede. 

O maior problema, de acordo com os técnicos que participaram do estudo, é que está cada vez mais fácil e barato criar deep fakes. 

Se antes era preciso de conhecimento técnico específico, atualmente já existem sites que aplicam a estratégia de maneira automática — basta que o autor coloque o vídeo e o áudio que quer ver combinados, e o deep fake é gerado. 

Assim, afirma o relatório, centenas de milhares de criminosos devem ter acesso no próximo ano a essa técnica no mundo.

Vídeos falsos podem ser criados, por exemplo, para deturpar declarações de executivos de grandes companhias, mexendo com o preço das ações.

Também deve se tornar cada vez mais comum que pessoas sejam alvos de golpes que usam a técnica — já existem casos de criminosos que criaram notícias falsas sobre o resgate do FGTS para roubar o dinheiro do fundo, por exemplo. 

A isso se soma mais uma dificuldade: imagens geradas a partir do uso cada vez mais comuns de reconhecimento facial podem ser utilizadas para aprimorar os vídeos falsos. 

Para combater o problema, diz Elizalde, não adianta recorrer a programas específicos ou especialistas na área.

A recomendação dele é bastante simples: não se pode acreditar em tudo que se vê na internet. “Isso não tem nada a ver com segurança digital, tem a ver com bom senso.”

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

2

Tecnologia

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs; saiba como vai funcionar

3

Tecnologia

Lançado edital para selecionar estudantes de graduação para projeto de capacitação em robótica

4

Tecnologia

Mulher clica em link que recebeu no Whatsapp e perde R$ 145 mil em golpe; entenda

5

Tecnologia

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil