Nesta quinta

‘Mestre do Sabor’, primeiro reality de gastronomia da Globo, estreia com chef paraibano na apresentação

Claude é o apresentador do Mestre do Sabor. E quando se fala de Claude, também tem que se lembrar de seu fiel escudeiro: o Chef paraibano João Batista, braço direito do francês há 38 anos.

'Mestre do Sabor', primeiro reality de gastronomia da Globo, estreia com chef paraibano na apresentação

Mestre do Sabor será comandado por Claude Troigros, ao lado do fiel escudeiro Batista; José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão serão os Mestres da atração. — Foto:Victor Pollak/TV Globo

Chegou a hora! Nesta quinta, 10/10, estreia o primeiro reality de gastronomia da Globo, o Mestre do Sabor. E o Gshow preparou um guia completo para você ficar por dentro das principais novidades do programa. Confira as principais atrações e entenda a dinâmica do reality. Saiba mais no vídeo acima!

Estreias

Nesta quinta, dia 10 de outubro, o Mestre do Sabor estreia na Globo, logo depois de A Dona do Pedaço.

Assim que o programa acaba na TV ele continua na web. No site do programa, aqui no Gshow, você confere um papo sobre o reality ao vivo. Apresentado por Maria Joana, o programa web repercute tudo o que rolou no reality, com a presença dos Mestres e participantes.

No dia 11 de outubro o programa estreia no GNT, com 20 minutos a mais. Não esqueça do horário: 21h30.

Já no dia 13 é a vez da estreia na Globo Portugal, às 18h40, horário local.

Apresentador

O francês mais brasileiro que você pode conhecer! Esse é Claude Troisgros, terceira geração de uma das mais tradicionais e respeitadas famílias de Chefs do mundo. Claude é o apresentador do Mestre do Sabor. E quando se fala de Claude, também tem que se lembrar de seu fiel escudeiro: o Chef paraibano João Batista, braço direito do francês há 38 anos.

Batista já havia declarado ao GShow, no começo do mês, que quase voltou para a Paraíba e deixou de fazer a carreira que tem no Rio de Janeiro. “Vim com a minha avó no Rio de Janeiro para ficar 25 dias. Ia passando na frente do restaurante do Claude, ele me chamou e perguntou se eu queria ficar ali. Respondi que só podia ficar uma semana porque eu queria voltar para a Paraíba com dinheiro para gastar. Era para ficar uma semana e eu estou há 38 anos”, conta.

Quem são os Mestres?

Um trio de responsa será responsável por avaliar os pratos do programa:

Kátia Barbosa

A comida da Chef carioca Kátia Barbosa é recheada de afeto, paixão e aconchego. Ficou famosa por seus pratos, que recriam comidas tradicionais de bares com elegância e muito sabor.

Leo Paixão

O Chef mineiro Leo Paixão foi eleito em 2016 um dos mais promissores do Brasil. De lá para cá, consolidou-se como uma referência da gastronomia nacional. Seus restaurantes em Belo Horizonte conquistam, a cada ano, prêmios seguidos.

José Avillez

O Chef português José Avillez foi eleito o melhor do Mundo pela Academia Internacional de Gastronomia em 2018. É sócio de 30 restaurantes em Portugal e até em Dubai. Traz todo seu conhecimento sobre a gastronomia mundial para somar com o tempero brasileiro.

Dinâmica

Ao todo são 24 Chefs profissionais que entrarão como participantes no reality. Eles vão mostrar todo o talento ao elaborar diferentes pratos, valorizando a cultura e a gastronomia nacional. Até a grande final, o reality contará com seis fases. Descubra, agora, quais são elas:

Prato de entrada

Para conquistar uma das 24 vagas em Mestre do Sabor, os candidatos precisam preparar um prato que consideram a sua melhor receita na cozinha. Os três Mestres, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, experimentam os pratos, mas sem saber quem os elaborou!

As avaliações acontecem de forma individual: cada vez que degustam um novo prato, os Mestres decidem se o candidato merece uma vaga no seu time e, assim, a permanência no reality.

Mas, se mais de um Mestre aprovar a receita, é o próprio candidato que vai escolher qual time ele quer fazer parte.

A fase Prato de entrada é finalizada assim: três times, com oito participantes cada um.

Na pressão

Essa é uma fase com duas etapas. A primeira é o Menu Confiança, no formato time contra time, e no jeito que toda boa competição pede!

No Menu Confiança, os três times cozinham um menu completo, com cada Mestre orientando os Chefs do seu time. Agora, quem vai avaliar e eleger o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros. O time que ganhar o voto de Claude irá conquistar a imunidade na segunda prova.

A segunda etapa da fase Na pressão é a Batalha dos Cucas. Os Chefs cozinham individualmente e são avaliados pelos Mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que terão a missão de definir quais são os dois Chefs que deixam a competição.

Duelos

O reality vai ganhando ainda mais emoção nessa fase, que apresenta duelos em “mata-mata”. A cada programa, os próprios Chefs vão escolher quem quer ser a sua dupla – independente de qual time for – para a realização da prova.

Nessa disputa, os Mestres vão avaliar o desempenho de cada Chef. O melhor participante de cada duelo segue na disputa.

Na balança

Chegamos a uma fase com duas rodadas de provas individuais. Na primeira rodada, os Chefs elaboram um prato e os Mestres, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, elegem, cada um, a sua receita favorita. Com isso, os Chefs dos pratos eleitos são classificados para a semifinal.

Os Chefs que não conseguiram essa classificação vão passar por mais uma rodada da prova, cozinhando individualmente. Mais uma vez, os Mestres entram em ação: eles vão escolher os melhores pratos e mais três Chefs garantem a vaga na semifinal.

Semifinal

Os seis Chefs que conseguirem chegar a essa fase da competição vão ser avaliados em duas etapas. Todos eles precisam cozinhar, e o os pratos serão avaliados pelo apresentador Claude Troisgros. Sim, nessa etapa, Claude retorna ao papel de avaliador. Após degustar todos os pratos, ele elege dois participantes para a final.

Na segunda etapa, que é individual, os Mestres que são os avaliadores. Nessa função, eles elegem outros dois participantes, que também ganham o direito de seguir para a última fase da competição. Sendo assim, a fase termina com quatro finalistas.

Final

A fase conta com duas etapas e irá definir o grande campeão do reality! O vencedor se tornará o Mestre do Sabor e levará um prêmio de R$ 250 mil.

COMPARTILHE

Bombando em Televisão

1

Televisão

Paulo Ricardo pede desculpas por não abraçar Davi no ‘BBB 24’: ‘Não faltarão oportunidades’

2

Televisão

Música ‘Tareco e Mariola’, cantada por Flávio José, é trilha sonora da novela ‘No Rancho Fundo’

3

Televisão

Atores cajazeirenses voltam à tela da Globo na novela “No Rancho Fundo” que estreia nesta segunda-feira

4

Televisão

Sheherazade adianta sobre sua postura como apresentadora e avisa: “Não contem com minha torcida”

5

Televisão

Iza está grávida de seu primeiro filho com Yuri Lima