TSE

Tribunal eleitoral acata representação do PT e intima Globo, Faustão e Luciano Huck

Decisão do TSE acata representação feita pelo PT por abuso dos meios de comunicação e do poder econômico

Tribunal eleitoral acata representação do PT e intima Globo, Faustão e Luciano Huck

Programa alvo do TSE foi ao ar no dia 7 de janeiro — Foto:Reprodução

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) intimou a Rede Globo de Televisão e os apresentadores Fausto Silva, o Faustão, e Luciano Huck para se manifestarem pela suposta prática de abuso dos meios de comunicação e do poder econômico e propaganda eleitoral antecipada.

A intimação acatada pela Corte atende a uma representação feita pela Bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) no Congresso Nacional.

Os parlamentares da sigla afirmam que os apresentadores, ao criticar os atuais líderes políticos do País, exaltaram a “pré-candidatura de Luciano Huck, como sendo algo de novo capaz de mudar a realidade vigente e trazer a ‘felicidade’ esperada pelo sofrido povo brasileiro”. O programa alvo da representação foi veiculado no dia 7 de janeiro de 2018.

Ao aceitar o pedido do PT, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho determinou que as partes envolvidas se manifestem no prazo de cinco dias a respeito do tema.

Os líderes do partido destacam ainda que as emissoras de TV devem se manter isentas durante o período eleitoral e pré-eleitoral por serem prestadoras de serviço público.

“Ou dão espaço para todas as pré-candidaturas em igualdade de condições ou se mantenham distante da disputa pré-eleitoral e eleitoral, sob pena de comprometimento, como ocorre na espécie, da isonomia de que deve nortear as candidaturas”, diz o posicionamento do PT.

Diante do ocorrido, o Partido dos Trabalhadores pede ainda a cassação de registro de uma possível candidatura e/ou a inelegibilidade de Luciano Huck nas eleições deste ano. No final do ano passado, o apresentador garantiu não entraria na disputa pelo Planalto.

Outro lado

Por meio de nota, a TV Globo disse não ter conhecimento de qualquer andamento do assunto e afirma não se manifestar a respeito de uma questão submetida à Justiça.

No posicionamento, a emissora reforça o comunicado enviado no momento da notificação feita pelo PT, no dia 11 de janeiro, de que “cumpre rigorosamente a legislação eleitoral e tem uma política interna sobre eleições ainda mais rigorosa do que a lei”.

“No período que antecede anos eleitorais, conversamos com diversos profissionais do nosso casting para relembrá-los sobre as regras que, entre outras restrições, impedem que contratados da emissora que desejem se candidatar permaneçam no ar em qualquer programa”, afirma a emissora.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Televisão

1

Televisão

Paraibana estreia como apresentadora de reality show na TV

2

Televisão

VÍDEO: criança da Paraíba viraliza nas redes sociais após apresentação no Programa Silvio Santos

3

Televisão

Paulo Ricardo pede desculpas por não abraçar Davi no ‘BBB 24’: ‘Não faltarão oportunidades’

4

Televisão

Música ‘Tareco e Mariola’, cantada por Flávio José, é trilha sonora da novela ‘No Rancho Fundo’

5

Televisão

Atores cajazeirenses voltam à tela da Globo na novela “No Rancho Fundo” que estreia nesta segunda-feira