Crise

Efeito pandemia: 1,5 mil pessoas foram demitidas no setor de hospedagem e alimentação de João Pessoa

"Hoje, 80% dos hotéis de João Pessoa estão fechados ou com ocupação zero”, informou o presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa, Graco Parente.

Efeito pandemia: 1,5 mil pessoas foram demitidas no setor de hospedagem e alimentação de João Pessoa

Hotéis de João Pessoa fecharam as portas por ausência de turistas. — Foto:Reprodução/vidadeturista

Desde a suspensão de algumas atividades na Paraíba por conta dos decretos de isolamento social em decorrência do novo coronavírus, a situação econômica de setores declinou. Em João Pessoa, 1,5 mil pessoas, que trabalhavam nos setores de hospedagem e de alimentação, foram demitidas. Muitos hotéis faturam com o fluxo de turistas que visitam a Capital, em especial na alta estação. 

Embora não tivesse nenhum decreto de fechamento dos hotéis, a ausência de clientes acabou empurrando o setor a fechar as portas. Os turistas decidiram cancelar ou remarcar suas viagens para os meses a frente ou quando houve pouco risco de contaminação pelo coronavírus.

“Hoje, 80% dos hotéis de João Pessoa estão fechados ou com ocupação zero”, informou o presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA-JP), Graco Parente, em entrevista ao ClickPB, destacando que houve uma queda de 80% no faturamento devido a pandemia da covid-19. 

Por conta disso, o setor de hospedagem e alimentação da Capital deve ser reduzido pela metade. Paralisado desde março, o presidente ainda comentou que acompanha de perto a situação do setor. “Cerca de 20% das empresas do segmento em João Pessoa já encerraram suas atividades e pelos nossos estudos mais 30%, principalmente bares e restaurantes, não conseguirão sobreviver no cenário atual quando reabrirem as portas. É uma realidade muito triste”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Turismo

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Turismo

Azul amplia operação para São João e Campina Grande terá novos voos vindos do Rio, Belo Horizonte, Aracaju e Petrolina

4

Turismo

Ministro do Turismo desembarca hoje em Campina Grande e cumpre agenda em João Pessoa no fim de semana

5

Turismo

Turismo da Paraíba cresce 11,1% e tem a maior alta do Nordeste em 2023