Música clássica

Obras de Villa-Lobos, Bach e Telemann abrem série de concertos nas igrejas nesta quinta

O quinto dia de Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa apresentará, em seu concerto de abertura, às 14h30, no Mosteiro de São Bento, dois dos

O quinto dia de Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa apresentará, em seu concerto de abertura, às 14h30, no Mosteiro de São Bento, dois dos famosos “Prelúdios” de Heitor Hilla-Lobos. Um quarteto formado pelo violonista Claudio Faga (Brasil), o violista Frank Brakkee (Holanda) e os violinistas Masha Iakovleva (Rússia) e Alberto Johnson (Brasil, Holanda) vai tocar os “Prelúdios n° 2 e n° 5”, dedicados à segunda esposa do compositor, Arminda Villa-Lobos, a Mindinha, em 1940. A entrada é gratuita.
 
Todos os “Cinco Prelúdios”, aliás, são reputadas obras de valor na literatura musical brasileira, e atraíram mais atenção quando ganharam transcrição para piano feita por José Vieira Brandão, conceituado intérprete do mestre Villa-Lobos e seu aluno de composição em 1930.
 
Na abertura do programa, entram as “Sonatas K. 208 e K. 209”, de Domenico Scarlatti, tidas como entre as mais belas e melancólicas peças do gênero, além de “Appassionata”, de Roberto Miranda, a “Suíte para viola-solo n° 5 em Dó menor, BWV 1011”, de Bach. Fechando, a “Sonata para dois violinos em Sol maior”, do alemão G.P Telemann, talvez o compositor mais prolífico de todos os tempos, com mais de 800 trabalhos creditados (estima-se que a quantidade chegue a 3 mil, muitos dos quais perdidos). 
 
Igreja Baptista, 16h – Neste concerto, a estrela que brilhará solitária é a do violonista Cláudio Faga. O instrumentista tocará “Variazioni attraverso i secoli, op. 71”, de Mario Castelnuovo-Tedesco, “Cavatina”, do polonês Alexandre Tansman e “Variações e fuga sobre ‘Folias de Espanha'”, de Manuel Maria Ponce.
 
Faga foi premiado em vários concursos de música, como o Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai, 2010), de Violão do Masp Henrique Pinto (2011) e de Violão do CMVL Fito (2010). Participou de importantes festivais de música, destacando-se o Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Internacional de Música Eduardo Fabini (Uruguai) e o de Violão de Culiacán (México), entre outros. Também integrou o Quarteto Brasileiro de Violões em 2012, um dos grupos mais importantes do gênero no cenário internacional.
 
Igreja do Carmo, 18h – Um trio de violino, viola e violoncelo, com Alexander Mandl (Brasil/USA), Emerson de Biaggi (Brasil) e Matias de Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha), respectivamente, vai tocar ao anoitecer o “Divertimento para trio de cordas K 563”, de Mozart.
 
O trio é a mais antiga forma de composição para cordas. Desde o início do período clássico, esta é a configuração mais comum para as cordas da música de câmara, da qual o “Divertimento em Mi menor” é considerada a sua grande obra-prima.
 
Igreja São Francisco, 20h – O último concerto desta quinta (3) vai trazer os dois musicistas homenageados do ano, a violinista holandesa Noa Wildshut e o cellista alemão Benedcit Klöckner, para tocar o “Quinteto com piano em Mi bemol maior op. 44”, de Robert Schumann. Eles dividirão o palco com os gêmeos japoneses Mayu (violino) e Takehiro Konoe (viola) e o pianista israelense Yoran Ish-Hurwitz.
 
A obra foi composta em 1842 – e dedicada à mulher do autor, a pianista Clara Schumann -, sendo apresentada publicamente no ano seguinte. Famoso pelo seu caráter extrovertido e exuberante, o piano-quinteto de Schumann é considerado uma das mais marcantes músicas de câmara do século XIX. Composta para piano e quarteto de cordas, o trabalho revolucionou a instrumentação e o caráter musical da formação e a estabeleceu como um gênero essencialmente romântico. 
 
Concertos – O III Festival Internacional de Música Clássica segue até o sábado (5) cumprindo uma agenda de 23 concertos no total, circulando pelas principais igrejas históricas, mais um catálogo de bandas, grupos camerísticos e sinfônicos em diferentes formações. Quinze solistas de seis países diferentes (Brasil, EUA, Holanda, Alemanha, Israel e Japão) participam. O evento, uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e patrocinado pelo BNDES, tem toda a sua programação disponível em www.festivaldemusicajoaopessoa.com.br. A entrada é gratuita.

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Orla de Cabedelo vai ganhar 29 quiosques, ciclovia e outras melhorias; inauguração está prevista para este ano

2

Turismo

Condomínio coloca Serra da Raiz no mapa do Turismo Brasileiro; veja vídeos

3

Turismo

Turismo da Paraíba cresce 5,4% e estado é primeiro do Nordeste no ranking do faturamento, aponta Fecomercio-SP

4

Turismo

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

5

Turismo

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa