ÓLEO NO NORDESTE

Pesquisadores afirmam que é pouco provável que óleo nas praias do nordeste venha de navio naufragado

​O navio, de origem alemã, recebeu um nome latino para passar despercebido pelos Aliados no Oceano Atlântico durante a Segunda Guerra Mundial.

Pesquisadores afirmam que é pouco provável que óleo nas praias do nordeste venha de navio naufragado

Carcaça do navio de onde saíram as caixas misteriosas está afundada a 5,7 quilômetros do nível do mar — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução — Foto:Reprodução

A ligação entre o ‘SS Rio Grande’, naufragado a quase 6 km de profundidade, e as caixas misteriosas encontradas desde outubro de 2018 na costa nordestina, foi descoberta por pesquisadores que buscavam informações sobre as manchas de óleo que atingiram as praias nordestinas nos últimos meses.

LEIA MAIS: Pesquisadores afirmam que caixas misteriosas no litoral nordestino são de navio alemão naufragado na 2ª Guerra Mundial

O navio, de origem alemã, recebeu um nome latino para passar despercebido pelos Aliados no Oceano Atlântico durante a Segunda Guerra Mundial.

“A gente não tem como afirmar, é pouquíssimo provável que seja o óleo deixado da embarcação, pois são tipos de óleo muito diferentes”, completou o professor Carlos Teixeira, do Labomar, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A chegada até o SS Rio Grande se deu por meio da modelagem para traçar a possível origem do óleo nas praias do Nordeste. Usando modelos para analisar o comportamento do líquido no Oceano de acordo com as correntes marítimas, os pesquisadores da UFC chegaram a uma série de naufrágios, entre eles o da embarcação alemã.

LEIA MAIS: Paraíba é um dos estados mais afetados do NE e manchas de óleo já atingem três reservas ambientais

O navio está a mil quilômetros da faixa litorânea nordestina, segundo os pesquisadores Carlos Teixeira e Luís Ernesto Arruda, que identificaram de onde vinham os fardos. O local onde o SS Rio Grande está é quase dois quilômetros mais profundo do que o famoso Titanic, encontrado a 3.843 metros de profundidade.

Como o navio já havia sido descoberto, as pesquisas no Ceará que levaram até as informações foram feitas por meio de cruzamentos de dados históricos, com ajuda de computadores.

Conforme o professor Luís Ernesto Bezerra, cerca de 200 caixas foram encontradas em todo o litoral. Só no Ceará, os fardos apareceram nas praias de Aracati, Camocim, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Trairi e Pecém, além do Serviluz, em Fortaleza.

Em julho deste ano um mergulhador cearense encontrou uma bomba não explodida no litoral de Fortaleza. A bomba estava fincada na areia a aproximadamente 11 metros de profundidade do nível do mar e foi recolhida pela Marinha.

O USS Omaha no porto de Nova York Foto: Comando de História e Herança Naval dos EUA

HISTÓRIA DO NAVIO

Construído em 1939, o Rio Grande era um navio civil que tentava transportar carregamentos durante o maior conflito da história. Utilizando um nome latino-americano para fugir das frotas Aliadas, que caçavam navios alemães nas águas do Oceano Atlântico, a embarcação havia saído do Recife no dia 2 de janeiro. Para isso, tentara fugir de um bloqueio naval imposto pela Marinha dos Estados Unidos.

Carregava 500 toneladas de lata, 2.370 toneladas de cobre, 311 toneladas de cobalto e uma quantidade não especificada de borracha crua embalada.

Apesar da tentativa de fuga, o SS Rio Grande foi avistado pelo cruzador USS Omaha e o contratorpedeiro USS Jouett. As embarcações americanas tentaram estabelecer contato com o barco não identificado quando ele estava entre a cidade de Natal  e a Ilha da Ascensão.

Sem resposta, os navios americanos abriram fogo contra a embarcação misteriosa, que afundou. Ao fazerem um reconhecimento na área, os tripulantes do Omaha e do Jouett identificaram alguns sobreviventes, que não tentaram resgatar.

No dia seguinte, a embarcação Marblehead voltou ao local e conseguiu resgatar 72 pessoas. Depois, as equipes locais conseguiram identificar com certeza o navio: era o Rio Grande, que seguia rumo ao Norte e vinha do Oriente.

 O local do naufrágio só foi confirmado em 1996, quando uma equipe da empresa Blue Water Recoveries encontrou o SS Rio Grande a 5.700 metros de profundidade.

O relato do naufrágio do Rio Grande está disponível no portal Sixtant, que reúne informações sobre as embarcações da Segunda Guerra Mundial no Atlântico Sul e é comandado pelo capitão Ozires Moraes. O episódio também consta no perfil do USS Omaha nos registros do Comando de História e Herança Naval dos Estados Unidos.

LEIA MAIS: Praias da Paraíba estão limpas após um mês do surgimento de manchas de óleo, diz Sudema

CONTAMINAÇÃO

Ainda que sua origem seja desconhecida, o petróleo já afetou centenas de locais na costa brasileira. Até o momento, 63 municípios de 9 estados registraram a presença do líquido, que afeta profundamente o ecossistema marítimo, sua fauna e flora.

Segundo o Ibama, 139 localidades entre o Maranhão e a Bahia foram afetadas, com apenas uma fração delas tendo iniciado trabalho de limpeza.

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Orla de Cabedelo vai ganhar 29 quiosques, ciclovia e outras melhorias; inauguração está prevista para este ano

2

Turismo

Condomínio coloca Serra da Raiz no mapa do Turismo Brasileiro; veja vídeos

3

Turismo

Turismo da Paraíba cresce 5,4% e estado é primeiro do Nordeste no ranking do faturamento, aponta Fecomercio-SP

4

Turismo

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

5

Turismo

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa