Remada da Ilha

Ricardo reafirma que Estado vai preservar Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

Governador participou da abertura da 2ª edição do projeto de educação ambiental: Remada da Ilha, na cidade de Cabedelo

Ricardo reafirma que Estado vai preservar Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

"Queremos estabelecer um conjunto de regras que nos dê a oportunidade de garantir a sobrevivência do Parque", destacou Ricardo — Foto:Divulgação

Na manhã deste domingo (24), o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, participou da 2ª edição do projeto Remada da Ilha, que visa conscientizar sobre a importância da preservação do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. Ricardo disse que não quer fechar a área, mas que Unidade de Conservação precisa se tornar sustentável.

Na oportunidade, Ricardo enfatizou que a preservação ambiental é fundamental para a boa qualidade de vida da população. “O evento de hoje representa uma grande adesão da sociedade civil a uma necessidade da existência humana, que é a preservação ambiental. O Governo tem o dever de colocar na agenda política a questão ambiental, nós não queremos fechar Areia Vermelha, mas ela é uma Unidade de Conservação e temos essa necessidade de torná-la sustentável, porque a área tem que ser acima de tudo preservada. Queremos estabelecer um conjunto de regras que nos dê a oportunidade de garantir a sobrevivência do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha”, destacou.

O governador esclareceu ainda que “todo esforço do Governo do Estado e da sociedade é no sentido de colocar a agenda ambiental em curso, o que vai ser bom para todos e principalmente para resguardar a área ambiental”.

Após a solenidade de abertura, durante um café da manhã na praia de Ponta de Campina, na cidade de Cabedelo, os participantes remaram em caiaques, pranchas de stand up e pequenos barcos à vela até Areia Vermelha onde simbolizaram um abraço na ilha. O ato reuniu cerca de 50 atletas e simpatizantes do remo. A primeira Remada da Ilha aconteceu em fevereiro do ano passado.

O Parque de Areia Vermelha é uma Unidade de Conservação criada pela lei nº 21.263, de 28 de agosto de 2000. “Nosso objetivo é fazer com que a área seja utilizada de forma ecologicamente correta, sem prejudicar o meio ambiente e ainda assim, não deixando de ser um atrativo para os turistas que visitam a Paraíba. Queremos garantir que as futuras gerações também possam usufruir das belezas de Areia Vermelha”, afirmou o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena.

A jovem Rita Rebouças mora em João Pessoa e foi apoiar o projeto de preservação de Areia Vermelha. “Essa ação é muito importante porque a gente tem que buscar menos poluição ambiental. Aquela área há uns 20 anos era totalmente preservada, sem todo aquele comércio, que acaba danificando a beleza natural. Infelizmente, exploraram o local sem organização. É fundamental pensarmos em primeiro lugar na conservação ambiental de Areia Vermelha”, concluiu.

Plano de Manejo de Areia Vermelha – Visando melhorar a eficiência da conservação do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, o Governo do Estado deu início no ano de 2014 aos estudos necessários a elaboração do plano de manejo, que ordena e disciplina as atividades a serem desenvolvidas dentro da unidade de conservação. Em 2015, os dados demonstraram que a visitação, da maneira como era realizada, gerava grande degradação ambiental, o que levou o Governo Estadual a desenvolver ações mais restritivas que visam proteger e preservar os recursos naturais do ecossistema: a coroa, os recifes, a periferia (piscinas naturais), a fauna e a flora marinhas.

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Condomínio coloca Serra da Raiz no mapa do Turismo Brasileiro; veja vídeos

2

Turismo

Turismo da Paraíba cresce 5,4% e estado é primeiro do Nordeste no ranking do faturamento, aponta Fecomercio-SP

3

Turismo

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

4

Turismo

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

5

Turismo

Azul amplia operação para São João e Campina Grande terá novos voos vindos do Rio, Belo Horizonte, Aracaju e Petrolina