Espaço Cultural

Visitas ao Salão de Artesanato da Paraíba começam sexta-feira

Mais de 50 mil pessoas são esperadas para a 23ª edição do Salão, que disponibilizará transporte para turistas a partir de hotéis e pontos turísticos da orla

Visitas ao Salão de Artesanato da Paraíba começam sexta-feira

Visitantes serão recebidos com uma decoração específica com a temática algodão colorido — Foto:Walla Santos

Com entrada gratuita, tem início a 23ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba a partir desta sexta-feira (15), às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Neste ano, o tema do evento é “O algodão colorido é nosso”. O salão acontece até 31 de janeiro reunindo 400 artesãos, dentre as novidades está o transporte gratuito a turistas e a entrega do Trófeu PAP.

Com mais de dois mil profissionais envolvidos na produção, considerando a produção de associações, cooperativas, grupos e indivíduos de mais de 70 cidades paraibanas, o Salão de Artesanato contará com um espaço de, aproximadamente, 1200m de estandes, preenchidos por artesãos que trabalham com algodão colorido – tipologia homenageada – argila, renda, metal, pedras, etc. 

A estrutura da 23ª edição do Salão, realizado pelo Governo da Paraíba, por meio do Programa de Artesanato Paraibano (PAP),  contará com ouvidoria, curadoria, sala de emergência, sala de imprensa, fraldário, refeitório para artesãos e equipe de trabalho, praça de alimentação e palco para as apresentações culturais. Os organizadores esperam um público de aproximadamente 50 mil pessoas.

Abertura – Na solenidade de abertura do evento será exibido um vídeo sobre a tipologia homenageada. Serão exibidas imagens do plantio do algodão colorido e casos de sucesso, como a Natural Cotton Color, empresa paraibana que foi primeira empresa brasileira a participar no Maison D’Exceptions, em Paris, salão que mostra a inovação e as riquezas dos trabalhos manuais. 

Das novidades dessa edição do Salão de Artesanato está o Trófeu PAP (Programa de Artesanato Paraibano), por meio do qual serão selecionadas entre 30 e 40 obras dos artesãos participantes que poderão ser escolhidas pelo público por meio de computador com tela sensível ao toque localizada no Salão. Troféus serão distribuídos aos três primeiros colocados. 

Serviço – Neste ano, A organização do evento cederá, gratuitamente, uma van e um micro-ônibus que percorrerão um itinerário dos principais hotéis e pontos turísticos da orla de João Pessoa, com intervalo de cerca de uma hora entre eles. Outra mudança foi a ampliação da ilha de descanso, medida reivindicada por visitantes, em especial, dos idosos, na edição anterior do Salão.

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Turismo

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Turismo

Azul amplia operação para São João e Campina Grande terá novos voos vindos do Rio, Belo Horizonte, Aracaju e Petrolina

4

Turismo

Ministro do Turismo desembarca hoje em Campina Grande e cumpre agenda em João Pessoa no fim de semana

5

Turismo

Turismo da Paraíba cresce 11,1% e tem a maior alta do Nordeste em 2023