
Advogado Durval Guilherme Ruver
Desde dezembro, usuários do sistema “Meu INSS” enfrentam dificuldades constantes para acessar serviços previdenciários essenciais. A plataforma, que deveria garantir o atendimento digitalizado de segurados, tem apresentado instabilidades frequentes, resultando em atrasos, falhas no agendamento de serviços e dificuldades para acompanhamento de processos.
O advogado Durval Guilherme Ruver, consultor do ClickPB para assuntos jurídicos, explica a situação e comenta as consequências.
Advogados e beneficiários relatam que o site fica fora do ar ou opera com lentidão, impossibilitando a realização de protocolos, consultas de benefícios e emissão de extratos. A situação tem sido especialmente preocupante para aqueles que dependem exclusivamente do INSS para sua subsistência, visto que benefícios previdenciários são, muitas vezes, a única fonte de renda de famílias em situação de vulnerabilidade.
A crise expõe um paradoxo na digitalização dos serviços públicos no Brasil: embora a tecnologia seja fundamental para ampliar o acesso e desburocratizar processos, a ineficiência e falta de manutenção dos sistemas podem, na prática, gerar ainda mais exclusão e insegurança para os cidadãos. Muitos segurados enfrentam barreiras no uso das plataformas digitais, seja pela falta de acesso à internet, seja pela baixa familiaridade com a tecnologia.
A instabilidade do “Meu INSS” reforça a necessidade de uma política pública eficiente para garantir o pleno funcionamento das plataformas digitais, sem comprometer o acesso a direitos básicos. Diante desse cenário, a pergunta que fica é: até quando os segurados terão que lidar com a precarização de um serviço essencial?