Contra o terrorismo

EUA bane aparelhos eletrônicos de voos de países do Oriente Médio e África

Ordem da administração de Trump cita ameaças terroristas como motivo para nova restrição

EUA bane aparelhos eletrônicos de voos de países do Oriente Médio e África

Viajantes precisarão despachar aparelhos maiores que smartphones. — Foto:Reprodução

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) ordenou que os passageiros em voos que partem de dez aeroportos no Oriente Médio e África com destino aos país norte-americano terão de despachar seus eletrônicos pessoais que forem maiores que um smartphone. A instituição disse que a decisão visa prevenir ameaças terroristas.

Segundo o DHS, laptops, tablets, e-books, câmeras, aparelhos de DVD portáteis, unidades de jogos eletrônicos maiores que smartphones e impressoras ou scanners integram a categoria de ‘dispositivo pessoal eletrônico’ que não será permitida na cabine. Tais aparelhos terão que ser carregados como bagagem despachada.

Dispositivos médicos aprovados poderão ser carregados dentro da cabine após uma triagem adicional. O tamanho dos smartphones é bem compreendido pela maioria dos passageiros que voam internacionalmente, disse o DHS, que em qualquer caso pediu aos passageiros que verifiquem com a companhia aérea caso não tenham certeza se o smartphone que possuem será impactado.

Os dez aeroportos afetados estão no Oriente Médio e na África, algo que levanta novas acusações de que a administração do presidente Donald Trump tenha direcionado seletivamente tais restrições a países de maioria muçulmana, da mesma forma que fez quando impôs recentemente restrições de viagem a estrangeiros dos sete países – Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iemen.

Os aeroportos afetados pela nova ordem são o Aeroporto Internacional Queen Alia na Jordânia, o Aeroporto Internacional do Cairo no Egito, o Aeroporto Internacional Ataturk na Turquia, o Aeroporto Internacional King Abdul-Aziz na Arábia Saudita, o Aeroporto Internacional King Khalid em Riyadh, o Aeroporto Internacional do Kuwait e o Aeroporto Mohammed V no Marrocos, Aeroporto Internacional de Hamad no Qatar, Aeroporto Internacional de Dubai e Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.

“A inteligência indica que os grupos terroristas continuam a alvejar a aviação comercial e estão perseguindo métodos inovadores e agressivos para realizar seus ataques, para incluir o contrabando de dispositivos explosivos em vários itens de consumo”, disse o DHS.

O secretário de Segurança Interna, John Kelly, e o administrador em exercício da Administração de Segurança de Transportes, Huban Gowadia, informaram que foi necessário melhorar os procedimentos de segurança para os passageiros destes últimos aeroportos com destino aos EUA.

As companhias aéreas devem ser notificadas da ordem nesta terça-feira (21) e terão 96 horas para cumpri-la.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Tecnologia

1

Tecnologia

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

2

Tecnologia

Pesquisadores da UFPB participam de projeto que trará soluções em ciência, tecnologia e inovação, na ONU

3

Tecnologia

Google incorpora IA no ‘Maps’; serviço agora tem chat inteligente, visão imersiva e ‘tour 3D’

4

Tecnologia

Todos os municípios da Paraíba estarão conectados via 5G até maio, prevê Anatel

5

Tecnologia

Cientistas assinam acordo para prevenir armas biológicas alimentadas com Inteligência Artificial