preservação ambiental

Campina vai ganhar Jardim Botânico na Mata do Louzeiro

A criação do novo equipamento turístico inclui a desapropriação de imóveis situados dentro de uma das poucas reservas ambientais ainda existentes em Campina Grande

Campina vai ganhar Jardim Botânico na Mata do Louzeiro

Campina Grande-PB — Foto:Divulgação

O município de Campina Grande vai ganhar um Jardim Botânico. A lei Nº 6.250/2015 que cria o equipamento foi sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues neste mês de dezembro. O Jardim Botânico de Campina Grande terá como sede a “Mata do Louzeiro”, localizada a uma distância de dois quilômetros do centro da cidade; e será gerido pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), por meio da Coordenação de Meio Ambiente (Comea).

Para implantação e operacionalização do Jardim Botânico, a Comea deverá utilizar a estrutura física, administrativa e de pessoal já existente e contar com colaboração de outras Secretarias Municipais como Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Agricultura e Obras, a partir da disponibilização de técnicos, máquinas e equipamentos.

Segundo a Prefeitura de Campina, para a criação do novo equipamento turístico foram realizadas desapropriações de imóveis situados dentro da zona de preservação ambiental e elaborada uma planta de urbanização do entorno da área que passará a abrigar o primeiro jardim botânico do município.

Comunidade – A criação do Jardim Botânico de Campina Grande era uma antiga reivindicação da comunidade “Mata do Louzeiro”, que incluem também a revitalização do Riacho das Piabas e a proteção da área verde do Louzeiro. Com isso, o prefeito Romero Rodrigues promoveu a entrega simbólica do equipamento ao representante da comunidade, Frei Hermano José, na manhã desta terça-feira (29), no salão nobre do Convento São Francisco, no bairro da Conceição.

A solenidade contou com as presenças de representantes das Secretarias Municipais de Agricultura e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), com a presença de membros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da sociedade civil. Na ocasião, ficou agendada uma reunião da Prefeitura com a comunidade e as autoridades envolvidas na implantação do Jardim Botânico de Campina Grande para o dia 08 de março de 2016.

COMPARTILHE

Bombando em Turismo

1

Turismo

Orla de Cabedelo vai ganhar 29 quiosques, ciclovia e outras melhorias; inauguração está prevista para este ano

2

Turismo

Condomínio coloca Serra da Raiz no mapa do Turismo Brasileiro; veja vídeos

3

Turismo

Turismo da Paraíba cresce 5,4% e estado é primeiro do Nordeste no ranking do faturamento, aponta Fecomercio-SP

4

Turismo

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

5

Turismo

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa