Maior do mundo

Galo da Madrugada e seus foliões tomam as ruas do Recife

Bloco traz o tema Galo, Frevo e Manguebeat espera reunir dois mihões de pessoas para homengear Chico Science

Galo da Madrugada e seus foliões tomam as ruas do Recife

Vinte e sete trios acompanham o 39º desfile do maior bloco carnavalesco do mundo — Foto:Divulgação

O Galo da Madrugada anunciou pontualmente às 9h o início de seu 39º desfile. Mas o movimento ainda estava tranquilo para receber o maior bloco do mundo. Foi a partir das 11h que a multidão realmente tomou conta das ruas, invadidas também pelos trios elétricos e carros alegóricos.

Este ano a agremiação, que traz o tema Galo, Frevo e Manguebeat  espera reunir dois mihões de pessoas para homengear Chico Science que, se estivesse vivo, faria 50 anos no dia 13 de março. Morto num acidente de carro em fevereiro de 1997, ele foi o grande articulador movimento manguebeat, que promoveu a interação da cultura popular nordestina com o pop mundial, mesclando ritmos tipicamente locais como o frevo, coco, embolada, maracatus e ciranda com outros como rap, rock, funk e soul.

A paraense Gaby Amarantos é um dos nomes mais esperados da festa, que ainda conta com apresentação do Maestro Forró, homenageado do carnaval do Recife este ano e Spok, que convidará ao palco os artistas Otto e Lirinha. Artistas como Luiza Possi e Ayrton Montarroyos, pernambucano que participou do The Voice Brasil, também vão se apresentar, assim como nomes já considerados tradicionais do bloco, como Gustavo Travassos, Almir Rouche e Geraldinho Lins. A banda Mundo Livre S/A representar o mangue na edição que homenageia o pernambucano Chico Science. Recém envolvido em uma polêmica com a banda Nação Zumbi, o músico e ex-integrante do grupo, Gilmar Bola Oito participa do desfile no trio da banda Som da Terra.

COMPARTILHE

Bombando em Cultura

1

Cultura

Catolé do Rocha deve torrar mais de meio milhão de reais com shows em maio; R$ 400 mil apenas com Xand

2

Cultura

Aldair Playboy e Banda A Loba realizam show aberto ao público hoje, em João Pessoa

3

Cultura

João Pessoa celebra Dia Internacional do Jazz com shows gratuitos; confira

4

Cultura

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande

5

Cultura

Fest Aruanda abre inscrições para curtas e longas neste 22 de abril