Filantrópicos

Wilson Filho pede ajuda a ministro para evitar fechamento de hospitais em João Pessoa

Deputado sugere repasse direto para hospitais, sem passar pelas prefeituras, e penalidade para gestão municipal caso atrase repasse dos recursos

Wilson Filho pede ajuda a ministro para evitar fechamento de hospitais em João Pessoa

Deputado federal Wilson Filho (PTB) — Foto:Walla Santos

O deputado federal Wilson Filho (PTB) se reuniu nesta sexta-feira (12) com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e pediu ajuda para evitar o fechamento de hospitais filantrópicos e privados em João Pessoa, que estão enfrentando dificuldades devido ao atraso nos repasses por parte da Prefeitura da Capital. O problema foi confirmado pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde da Paraíba, Francisco Santiago.
 
O parlamentar propôs ao ministro duas soluções para o problema. Uma delas é para o Ministério da Saúde fazer o repasse diretamente para os hospitais filantrópicos, sem passar pela prefeitura, já que todos alegam risco de fechamento nos próximos dias. Já para os não filantrópicos, Wilson Filho sugeriu que se crie uma penalidade para a gestão municipal, quando ocorrer o atraso no repasse das verbas, como é o caso de João Pessoa.
 
“A Prefeitura não pode brincar desse jeito com a saúde da população. Isso é um direito do povo e esses repasses não podem sofrer atrasos, muito menos de mais de 60 dias como alegam algumas instituições de saúde. Por isso, fomos ao encontro do ministro solicitar providências para esse caos na área da saúde de João Pessoa”, destacou o deputado.

Segundo o presidente Francisco Santiago, a falta de repasse da Prefeitura da Capital acontece desde o último mês de novembro e tem afetado todos as unidades credenciadas.

O ministro Marcelo Castro garantiu que o Ministério da Saúde vai acionar a Prefeitura da Capital sobre o atraso dos repasses. “Vamos buscar saber da Prefeitura o que está acontecendo e buscarmos uma solução para esse problema”, disse.
 
Outro ponto abordado por Wilson Filho com o ministro foi a vigência da composição do Conselho Municipal de Saúde, que venceu desde o início deste mês. Segundo o deputado, o problema é grave já que o Ministério da Saúde pode barrar os repasses ao município até que a Prefeitura atualize o Conselho.
 
“Pedimos que o Ministério entre em contato com a Prefeitura de João Pessoa para solucionar a questão o mais breve possível, porque a população não pode ser penalizada com a falta de gerência por parte da Prefeitura. O ministro nos garantiu que esse problema também será questionado com a administração municipal”, afirmou o deputado.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

‘Índice de Apgar’ passa a ser obrigatório em prontuários de recém-nascidos na Paraíba

2

Saúde

Vacina contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

3

Saúde

Nutricionista revela vantagens das receitas de hambúrguer artesanal e ensina receita; confira

4

Saúde

Cícero Lucena decreta emergência em João Pessoa após superlotação de unidades de saúde por casos de Síndrome Gripal

5

Saúde

Venda de álcool 70% líquido em supermercados e farmácias passa a ser proibida a partir de hoje na Paraíba