Pandemia

Ambulatório do Instituto Cândida Vargas oferece tratamento para endometriose

O atendimento para esse grupo de mulheres com dor pélvica crônica é realizado através dos ambulatórios de ginecologia geral, psicologia e assistência social, entre outros serviços.

Ambulatório do Instituto Cândida Vargas oferece tratamento para endometriose

O encaminhamento para o serviço é feito pela Unidade de Saúde da Família (USF), passando pela regulação municipal. — Foto:reprodução

No Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, doença que causa dor e pode trazer infertilidade, as mulheres que sofrem com a doença podem ter o acompanhamento e tratamento no ambulatório do Instituto Cândida Vargas. O atendimento para esse grupo de mulheres com dor pélvica crônica é realizado através dos ambulatórios de ginecologia geral, psicologia e assistência social, entre outros serviços.

Além do atendimento de outras doenças ligadas ao aparelho genital feminino, outros serviços são oferecidos no Ambulatório do Cândida Vargas, a exemplo do pré-natal de alto risco, atendimento para mulheres em idade fértil e gestantes com especialistas em áreas como endocrinologia, pneumologia, psiquiatria, cardiologia, neurologia e reumatologia; atendimento pediátrico em puericultura, follow up do Método Canguru para recém-nascidos, além de gastroenterologia, otorrinolaringologia e alergologia pediátricos.

O encaminhamento para o serviço é feito pela Unidade de Saúde da Família (USF), passando pela regulação municipal. No local, o tratamento é feito de forma medicamentosa, com duração em tempo variável, de acordo com cada caso. Nos casos de planejamento familiar e teste do pezinho, o funcionamento é demanda espontânea, tendo atendimento de segunda a sexta-feira, até o meio dia.

São ofertados ainda outros serviços, como o do video-histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, planejamento familiar com inserção ambulatorial de DIU (dispositivo intra-uterino), teste do pezinho, cardiotocografia, colposcopia, vulvoscopia, e atendimento multiprofissional com enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, nutricionista e psicólogas. “Todos capacitados e preparados para oferecer um acolhimento humanitário e técnico para nossas usuárias”, garantiu a coordenadora.

Viviane Meneghetti, coordenadora do Ambulatório do ICV, destacou que o acompanhamento é feito por uma equipe especializada e de forma individualizada. “Aqui, as mulheres são assistidas por médicos especializados e têm oportunidade de entender melhor todo o processo ligado à doença, bem como se adequar a um plano terapêutico direcionado para cada pessoa”, explicou.

Para Maria José, usuária do serviço, que sofria com mioma durante muitos anos, o serviço trouxe de volta a alegria e uma vida sem dores. “Fazia uso de algumas medicações, mas não parava com as dores e os sangramentos. Sofri muito tempo com anemia por conta das hemorragias. Aí procurei o serviço ambulatorial da Cândida Vargas, onde fui bem atendida e bem assistida, fazendo todos exames necessários. Só tenho a agradecer, pois hoje acordo sem dor e sem sangramento e posso seguir uma vida normal”, detalhou.

Endometriose – É uma doença que ultrapassa os limites anatômicos do corpo da mulher, pois também atinge sua estrutura mental. Muitas vezes, a dor crônica e incapacitante não é valorizada pelo profissional, em outras existe a esterilidade, impossibilitando a realização do sonho da maternidade. Assim, essas mulheres caminham anos sem um diagnóstico e sem um olhar humanizado.

Março Amarelo – É o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, criado para que mais pessoas tenham acesso à informação e tirem as dúvidas que existem ao redor da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo todo estima-se que 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva apresentam quadros endometrióticos. No Brasil, uma em cada dez mulheres possui algum tipo de endometriose.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

TRE-PB aprova voto de aplauso ao desembargador Aluízio Bezerra Filho

2

Paraíba

Venda de álcool 70% líquido em supermercados e farmácias passa a ser proibida a partir de hoje na Paraíba

3

Paraíba

Câmara de Cajazeiras vai pedir ao TCE e ao Ministério Público para investigar Socorro Delfino por acumulação de cargos e salários ilegais

4

Paraíba

VÍDEO: motorista de caminhão fica preso nas ferragens de veículo após acidente na BR-230

5

Paraíba

Jornalista José Carlos dos Anjos Wallach será sepultado amanhã em João Pessoa