Economia

Banco Central interrompe sequência de cortes e mantém taxa de juros em 2% ao ano

Decisão interrompe uma sequência de nove cortes seguidos na taxa básica de juros. Manutenção dos 2% era esperada pelo mercado e mantém mínimo histórico da Selic.

Banco Central interrompe sequência de cortes e mantém taxa de juros em 2% ao ano

Foram nove reuniões seguidas do Copom com redução da taxa Selic. Em 2% ao ano, o juro básico já está na mínima histórica. — Foto:Reprodução

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (16) manter a taxa básica de juros da economia brasileira estável em 2% ao ano.

A decisão do comitê era esperada pelo mercado e interrompe um ciclo de cortes dos juros que começou em julho do ano passado.

Foram nove reuniões seguidas do Copom com redução da taxa Selic. Em 2% ao ano, o juro básico já está na mínima histórica.

A manutenção da Selic ocorre em meio à alta no preço dos alimentos, que somou 8,83% em doze meses até agosto. Esse reajuste não tem apenas um alimento responsável, pois a maioria deles está com preços recordes no campo.

Porém, dois chamaram a atenção nos últimos dias: o arroz, com valorização de 19,2% no ano, e o óleo de soja, que subiu 18,6% no período.

O próprio Banco Central, porém, já vinha indicando que a taxa Selic deveria ser mantida estável nesta quarta mesmo sem o fator inflacionário.

Em agosto, o BC que o país já estaria próximo do nível a partir do qual reduções adicionais na taxa de juros poderiam gerar instabilidade nos preços de ativos (alta do dólar, por exemplo). Assim, sinalizou cautela sobre a possibilidade de novos cortes.

De olho em 2021

O Copom fixa a taxa básica de juros, a Selic, com base no sistema de metas de inflação. Para 2021, a meta central de inflação é de 3,75% – e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2,25% a 5,25%.

O comitê já mira em 2021 porque decisões sobre juros demoram, segundo os economistas, entre seis e nove meses para gerar um impacto pleno na economia do país.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Banco Central suspende medidas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias

2

Economia

Sindipetro aponta risco de desabastecimento de combustíveis na Paraíba após fechamento de terminal em Cabedelo

3

Economia

Tecnologias impulsionam qualidade e produtividade do café da agricultura familiar no Sudoeste

4

Economia

E-commerce brasileiro cresce 5,6% em março, após queda de fevereiro

5

Economia

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira