Pandemia

Maioria quer Enem em maio de 2021, mas MEC vai consultar entidades antes de definir datas

A interrupção de aulas por causa da pandemia motivou pressão pelo adiamento da prova, prevista inicialmente para novembro.

Maioria quer Enem em maio de 2021, mas MEC vai consultar entidades antes de definir datas

Foto: Pixabay/Ilustrativa

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Metade dos inscritos no Enem que participou de enquete sobre a data para realização do exame prefere fazer as provas em maio do ano que vem. Apesar do resultado, o MEC (Ministério da Educação) ainda vai consultar entidades, universidades e secretarias para a definição oficial.

A enquete fora anunciada pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que resistia a adiar o Enem apesar de pedidos de secretários de Educação, estudantes e especialistas. A interrupção de aulas por causa da pandemia motivou pressão pelo adiamento da prova, prevista inicialmente para novembro.

O governo colocou na consulta três opções de datas (dezembro, janeiro e maio). Dos 1,1 milhão de estudantes participantes da consulta, 49,7% votaram por maio. A escolha dos estudantes, entretanto, não será o único aspecto a ser levado em consideração pelo governo.

O resultado da enquete foi apresentado na manhã desta quarta-feira (1º) pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Alexandre Lopes.

O governo Jair Bolsonaro não tem ministro da Educação neste momento. Segundo Vogel, secretários estaduais de educação, universidades e instituições ligadas à área também serão ouvidas antes da definição da data.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

2

Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

3

Educação

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

4

Educação

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

5

Educação

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado