Paraíba

Penitenciárias terão sistemas de videoconferência e reforço no monitoramento por câmeras

“A videoconferência será fundamental para o sistema prisional, principalmente nesse momento de enfrentamento ao coronavírus, evitando o deslocamento dos presos aos fóruns”, explicou Sérgio Fonseca.

Penitenciárias terão sistemas de videoconferência e reforço no monitoramento por câmeras

Serão instaladas 1.600 câmeras de monitoramento e implantadas 1.200 conexões de dados de captura de imagens — Foto:Reprodução

O governador João Azevêdo realizou nesta quarta-feira (18) na Granja Santana, duas importantes reuniões que resultaram em duas medidas eficientes: a implantação de sistemas de videoconferência nas unidades prisionais do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça, e, termo de acordo para implantação de sistemas de monitoramento na Paraíba.

O secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, participou com outros secretários dos dois momentos.  Ele afirmou que o sistema de videoconferência é uma prioridade da gestão. “A videoconferência será fundamental para o sistema prisional, principalmente nesse momento de enfrentamento ao coronavírus, evitando o deslocamento dos presos aos fóruns”.

 De acordo com Sérgio Fonseca “as grandes unidades do sistema penitenciário receberão essas salas para que a gente possa fazer a audiência dentro do próprio presídio. Quem estiver preso em cadeias menores será deslocado para as unidades mais próximas, reduzindo a distância e nos próximos dias deveremos ter novidades sobre essas instalações”, explicou.

Já o termo de acordo para monitoramento na área de segurança pública, que terá investimentos de 100 milhões de reais, vai garantir a construção de Centros Integrados de Comando de Controle (CICC), em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Serão instaladas 1.600 câmeras de monitoramento e implantadas 1.200 conexões de dados de captura de imagens, com a inclusão de recursos que permitam a leitura de placas, reconhecimento facial, contagem de pessoas e alerta por movimentação de objeto em sentido não permitido; além do desenvolvimento de softwares para órgãos do governo.

O Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) com a empresa Brisanet Serviços de Telecomunicações, que resultará em investimentos superiores a R$ 100 milhões na implantação de sistemas de monitoramento e controle em todo o Estado, contemplará as Secretarias da Segurança e Defesa Social; Administração Penitenciária; Educação, Ciência e Tecnologia; e Fazenda; Polícias Militar e Civil; e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Assaltantes invadem lotérica e roubam clientes e funcionários em Gurinhém

2

Paraíba

Processo no Tribunal de Contas e no Ministério Público pede bloqueio dos cachês do São João de Santa Rita; confira detalhes

3

Paraíba

Empresa Paraibana de Comunicação divulga novo edital de convocação de concurso público

4

Paraíba

Prefeitura de Caturité compra gasolina suficiente para dar 41 voltas ao mundo

5

Paraíba

Prefeitura de Catolé do Rocha desembolsa mais de R$ 400 mil com cachê de Xand Avião