Educação

Estudantes do UNIPÊ vencem competição internacional de Direito em Arbitragem

Esta foi a primeira vez que uma instituição do Nordeste conquistou o título.

Estudantes do UNIPÊ vencem competição internacional de Direito em Arbitragem

A preparação do UNIPÊ para essas atividades é feita há três anos por meio do Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior (GEACE), coordenado pelo Prof. Dr. Napoleão Casado Filho. — Foto:reprodução

A equipe do UNIPÊ sagrou-se campeã do Pré-Moot, evento de Direito em Arbitragem que é considerado o maior e mais tradicional do Brasil, além de preparatório para o Vis Moot das Américas, competição continental de tribunais. A programação aconteceu em São Paulo (SP) nos dias 15 e 16 de fevereiro. Esta foi a primeira vez que uma instituição do Nordeste conquistou o título. 

Promovido pelo Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), a competição recebeu equipes de diversos países, incluindo Alemanha e Argentina, e foi uma oportunidade para que estudantes pudessem desenvolver habilidades do exercício da advocacia em painéis que simulavam audiências de procedimentos arbitrais, área em constante crescimento no mundo jurídico.

A dupla que representou o UNIPÊ na final foi formada pelos estudantes Vinícius Trajano e João Victor Jarske, que enfrentaram a UFRJ na decisão. Em fases anteriores, a equipe enfrentou a USP nas quartas de finais e a UFMG nas semifinais. O Tribunal Arbitral foi presidido pelo advogado nova-iorquino Dr. John Fellas e teve a presença de 120 profissionais nacionais e internacionais, que aconselharam os alunos em seus discursos orais.

Os estudantes seguem agora para as competições que serão realizadas no Rio de Janeiro, Curitiba, Hamburgo (Alemanha) e Viena (Áustria). Esta última fase é uma das mais importantes do mundo sobre o estudo da arbitragem comercial internacional.

A preparação do UNIPÊ para essas atividades é feita há três anos por meio do Grupo de Estudos em Arbitragem e Comércio Exterior (GEACE), coordenado pelo Prof. Dr. Napoleão Casado Filho. “Neste breve espaço de tempo, o GEACE preparou um dos times mais fortes do Brasil, tendo vencido a Competição Brasileira de Arbitragem em 2018 e o Pre-moot de Curitiba em 2019”, ressalta o docente.

Sobre o GEACE

Para fomentar a prática da Mediação e Arbitragem, o UNIPÊ oportuniza o Grupo de Estudos em Arbitragem, Mediação e Comércio Exterior (GEACE). A participação é aberta a alunos do curso de Direito de todos os períodos e tem como objetivo preparar estudantes para a disputa de competições nacionais e internacionais, bem como proporcionar o aprofundamento no estudo do direito arbitral e da mediação brasileiras.

Os interessados em participar do grupo devem ficar atentos ao Processo Seletivo que se iniciará em maio. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Envelhecimento de indígenas e quilombolas na Paraíba é menor que o da população em geral, mostra Censo do IBGE

2

Paraíba

Plataforma destaca João Pessoa como um dos quatro destinos mais procurados para quem gosta de apreciar tranquilidade

3

Paraíba

Concurso Nacional Unificado é adiado pelo Governo Federal

4

Paraíba

“Queria enterrar e me despedir dela. Sophia ficou sem justiça”, desabafa mãe de menina desaparecida na Paraíba

5

Paraíba

João Azevêdo reforça programa Pé-de-Meia como incentivo aos estudantes e destaca esforço pela educação