Insegurança

Cultivo de maconha para fins medicinais é rejeitado pela Anvisa por 3 votos a 1

Anvisa rejeita cultivo de maconha para fins medicinais no Brasil

Cultivo de maconha para fins medicinais é rejeitado pela Anvisa por 3 votos a 1

O único que votou favorável ao cultivo foi William Dib. A maioria dos diretores aprovou o voto em separado de Antonio Barra, único diretor da agência que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. — Foto:reprodução

Após ter aprovado a comercialização de medicamentos a base de maconha, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou e arquivou nesta terça-feira (3) a decisão sobre o cultivo de maconha para fins medicinais no Brasil. Foram 3 votos a 1 contra a proposta. 

O único que votou favorável ao cultivo foi William Dib. A maioria dos diretores aprovou o voto em separado de Antonio Barra, único diretor da agência que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Segundo os votos que arquivaram a proposta, o do diretor Antônio Barra alegou que os órgãos competentes não se envolveram adequadamente no tema. “Há fragilidades muito sérias no quesito segurança. Trata-se de um insumo que no Brasil é disputado, perseguido. Há que se ter um aparato de segurança para evitar desvios, infelizmente não havia isso no processo. Certamente os laboratórios de outros países que possuem essa política a desenvolvem com regras de segurança bastante satisfatórias”.

Alessandra Bastos e Fernando Mendes acompanharam o voto de Barra.

Com a proibição do cultivo, as fabricantes precisarão importar o extrato de cannabis. A regulamentação aprovada pela Anvisa prevê que a importação da matéria-prima seja semielaborada, e não da planta ou de parte dela. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Jornalista José Carlos dos Anjos Wallach será sepultado amanhã em João Pessoa

2

Paraíba

Área de madeira que desabou na casa de shows Up Garden, em João Pessoa, era ilegal, diz Bombeiros; local será multado

3

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande acelera montagem da estrutura no Parque do Povo

4

Paraíba

Prefeitura de Alagoinha vai gastar R$ 280 mil com shows de Zezo e Chicão dos Teclados para o São João

5

Paraíba

Prazo para pagamento com desconto do IPVA de placas final 4 termina amanhã