Vaga no Mundial

Alunos de João Pessoa viajam nessa segunda para disputar a Olimpíada Brasileira de Robótica

A competição, que acontece no Rio Grande do Sul, terá particiação de 12 escolas municipais de João Pessoa e vale vaga para o Mundial da França.

Alunos de João Pessoa viajam nessa segunda para disputar a Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes se preparam para a competição — Foto:Reprodução

Alunos de 12 escolas da Rede Municipal de João Pessoa viajam nessa segunda-feira (21) para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, para disputar a etapa da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica (LARC/CBR).

Ao todo embarcam 75 integrantes, entre professores e alunos das Escolas Municipais Duque de Caxias, Paulo Freire, Antônio Nominando Diniz, Antenor Navarro, Aníbal Moura, José Novais, Antônio Santos Coelho Neto, Frei Afonso, Analice Caldas, Luiz Vaz de Camões e Santos Dumont, além dos integrantes da equipe da coordenação da Robótica Educacional da Sedec e professores de robótica.

“Nossos alunos estão focados nessa competição porque ela é classificatória para o Mundial da França 2020. Para fazerem uma bela apresentação, eles passaram pelo acompanhamento de uma coreógrafa para a modalidade ‘Dança com robô’. Estamos bem confiantes”, explicou a coordenadora da Robótica Educacional da Sedec, Sineide Andrade.

Equipes – A equipe Tireless, que representou a Escola Municipal Frei Afonso, foi campeã recentemente da XIII Olímpiada Brasileira de Robótica, etapa regional/estadual. Isso tornou a escola pentacampeã estadual de Robótica. Já a equipe Fênix, da Escola Municipal Duque de Caxias, busca o bicampeonato na categoria Dança com Robô. Esse ano a equipe disputou o mundial na Austrália.

Modalidades – As equipes que representam a PMJP irão competir nas seguintes modalidades: Rescue Maze; Onstage (dança com robôs); e Mostra Nacional de Robótica (MNR).

Conquistas – Em 2013, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’. Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’.

Na RoboCup 2015, realizada na China, os alunos dessa mesma escola venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’. Em 2016, os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latino-americano de Robótica (Larc), em Recife.

Em 2017, no Campeonato Latino-americano de Robótica, na cidade de Curitiba (PR), na categoria de Futebol, os alunos ficaram na terceira posição. Na categoria Dança foram três premiações: segundo, terceiro e quarta colocação. No ano passado a equipe Fênix, da Escola Municipal Duque de Caxias, conquistou o ‘Campeonato Latinoamericano de Robótica 2018’.

Este ano, a Escola Municipal Frei Afonso foi campeã da XIII Olímpiada Brasileira de Robótica, etapa regional/estadual.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

UFPB lança edital com vaga para professor substituto para o CPT

2

Educação

Desembargador Ricardo Porto mantém decisão e Prefeitura de Guarabira deverá ofertar transporte universitário no período da tarde

3

Educação

Estacionamento do Unipê passa a ser pago a partir de hoje; confira valores

4

Educação

João Azevêdo entrega creche em Barra de Santa Rosa e destaca investimentos na educação

5

Educação

Núcleo de Tecnologias em Saúde desenvolve palmilha para ajudar na prevenção de queda de idosos