LAC

Laboratório da UEPB realiza exames gratuitos para detectar tuberculose

O exame de baciloscopia e cultura tuberculínica é destinados às pessoas com suspeita de tuberculose.

Laboratório da UEPB realiza exames gratuitos para detectar tuberculose

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC), vinculado ao Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba, está realizando exames gratuitos para detectar tuberculose, em Campina Grande. — Foto:Reprodução

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC), vinculado ao Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba, está realizando exames gratuitos para detectar tuberculose, em Campina Grande. O exame de baciloscopia e cultura tuberculínica é destinados às pessoas com suspeita de tuberculose.

O laboratório funciona no Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no campus de Bodocongó. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O contato com a unidade pode ser feito previamente, pelo telefone (83) 3315-3487.

Os exames são destinados a qualquer paciente que apresentar os sintomas da tuberculose, como tosse forte, febre persistente por mais de três semanas ou emagrecimento rápido sem causa aparente.

O paciente realiza a coleta em casa, e entrega ao Laboratório. O diagnóstico é simples e o resultado pode sair em até 30 minutos. No caso de resultado positivo a equipe realiza a cultura, que é um exame mais demorado e serve para atestar a resistência da bactéria ao antibiótico utilizado no tratamento. A equipe do LAC encaminha imediatamente o paciente para o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) para o tratamento. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

2

Saúde

Tumor de esôfago: conheça os sintomas e formas de tratamento para este tipo de câncer

3

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

4

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

5

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital