Inscrições

Pesquisadores da UFPB selecionam crianças autistas para tratamento com óleo de cannabis

Serão selecionadas aproximadamente 70 crianças entre 2 anos e meio e 12 anos incompletos, sendo que metade receberá o canabidiol (CBD) e a outra metade, um produto placebo.

cannabis medicinal

Todas as crianças passarão por avaliação neuropsicológica e psiquiátrica — Foto:Reprodução

As inscrições para interessados em participar de uma pesquisa científica que estuda o tratamento de crianças de autismo a partir do uso de cannabis medicinal estão abertas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa faz parte do doutorado do psiquiatra Estácio Amaro e da neuropsicóloga Wandersonia Medeiros, sob a supervisão dos professores Nelson Torro, Marine Rosa e Katy Lísias.

A pesquisa “Avaliação do uso do canabidiol como adjuvante terapêutico em crianças com o Transtorno do Espectro Autista” é vinculada ao Centro de Ciências da Saúde da UFPB, no grupo de Pesquisa e Extensão em Cannabis Medicinal (PEXCANNABIS). O objetivo da análise é verificar evoluções no quadro das crianças a partir do uso contínuo e controlado do óleo de cannabis.

Serão selecionadas aproximadamente 70 crianças com idade entre 2 anos e meio e 12 anos incompletos, sendo que metade delas receberá o canabidiol (CBD) e a outra metade, um produto placebo. O tempo da pesquisa será de 6 meses. 

Todas as crianças passarão por avaliação neuropsicológica e psiquiátrica e contarão com acompanhamento dos pesquisadores durante todo o processo. Serão avaliados os sintomas associados ao TEA (interação social, estereotipias), aspectos comportamentais, sono e cognição (inteligência, funções executivas, atenção, reconhecimento de expressões faciais e teoria da mente). O grupo que não fizer uso do produto com canabidiol no decorrer da pesquisa poderá receber pelo mesmo período após a finalização do processo.

Os interessados devem preencher o questionário e caso sejam selecionados, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão da pesquisa, a equipe de pesquisadores entrará em contato.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Venda de álcool 70% líquido em supermercados e farmácias passa a ser proibida a partir de hoje na Paraíba

2

Saúde

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

3

Saúde

Tumor de esôfago: conheça os sintomas e formas de tratamento para este tipo de câncer

4

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

5

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves