Tecnologia

Nasa transmite eclipse solar direto de Juazeiro do Norte

Eclipse acontece neste sábado (14). Juazeiro do Norte é um dos melhores locais para acompanhar o fenômeno.

Nasa transmite eclipse solar direto de Juazeiro do Norte

Haverá ainda a colaboração do Observatório Nacional e do Planetário Rubens de Azevedo, que pertence ao Centro Dragão do Mar. — Foto:reprodução

Uma equipe da Nasa vai transmitir o eclipse solar que ocorrerá neste sábado direto de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. A cidade localizada no sul do estado é um dos melhores locais para acompanhar o fenômeno que será visto neste sábado (14).

O eclipse solar anular que acontece neste sábado (14) em parte do Brasil só poderá ser observado novamente em 2045. Transmissão será feita pelo site oficial da Nasa e pelo canal no YouTube da agência espacial. Haverá ainda a colaboração do Observatório Nacional e do Planetário Rubens de Azevedo, que pertence ao Centro Dragão do Mar.

Cuidados na hora da observação

Para contemplar, é preciso usar óculos especiais e deve-se evitar olhar diretamente para o eclipse. O g1 fez um tira-dúvidas de tudo que você precisa saber sobre o evento. Confira!

Conforme Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, existem três tipos de eclipses do sol: parcial, total e o anular.

O parcial acontece quando a lua cobre somente parte do sol, diferente do total, onde a lua aparenta estar maior que a estrela e o cobre totalmente. Já o anular é quando a lua passa em frente ao sol, mas está menor que ele – como mostra a imagem abaixo.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho

2

Brasil

Pai de Juliana Marins diz não saber se vai conseguir voltar ao Brasil com corpo da filha

3

Brasil

Jumento brasileiro pode entrar em extinção até 2030 com abate para exportação na China, alerta pesquisador

4

Brasil

Polícia Federal cumpre mandados em cinco cidades durante operação que investiga desvios de emendas parlamentares

5

Brasil

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais de usuários