2º Turno

TRE-PB inicia nesta terça-feira a preparação das urnas eletrônicas para as eleições 2018

O período de preparação vai até o dia 19 de outubro. Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, dos Partidos Políticos e Coligações, a população e a imprensa em geral podem participar do processo para atestarem a segurança e confiabilidade do sistema de urnas eletrônicas.​

TRE-PB inicia nesta terça-feira a preparação das urnas eletrônicas para as eleições 2018

Em relação ao segundo turno, que acontecerá dia 28/10, o eleitor que justificará o voto poderá utilizar qualquer seção eleitoral no mesmo dia e horário de funcionamento das eleições. — Foto:Walla Santos

Começa nesta terça-feira (16) a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições de 2018. O período de preparação vai até o dia 19 de outubro e serão abertas aos representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos Partidos Políticos e Coligações, assim como, aos cidadãos e a imprensa em geral, podendo os mesmos acompanharem todo o processo e atestarem a segurança e confiabilidade do sistema de urnas eletrônicas. 

Durante a preparação serão inseridas as mídias, com os dados dos candidatos e lacre das urnas eletrônicas, que serão utilizadas nas seções eleitorais da Paraíba. A Juíza membro e Ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, é a Presidente da Comissão de Preparação das Urnas. 

A publicidade do processo é importante para combater as crescentes Fake News (Notícias Falsas), que têm circulado pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens durante este período eleitoral. Também pensando nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma página de esclarecimentos sobre informações falsas veiculadas nas Eleições 2018. Através do endereço eletrônico “Esclarecimentos sobre informações falsas”, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros.

O eleitor que estava fora do seu domicílio eleitoral e não justificar o voto no primeiro turno das Eleições 2018, têm até o dia 6 de dezembro para justificar, de acordo com a legislação eleitoral. O dispositivo legal garante ainda que o cidadão que não votou no primeiro turno, poderá votar no segundo turno normalmente. Dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) informam que no Estado 72.637 eleitores justificaram o voto.

Em relação ao segundo turno, que acontecerá dia 28/10, o eleitor que justificará o voto poderá utilizar qualquer seção eleitoral no mesmo dia e horário de funcionamento das eleições, bem como, os sete locais, exclusivos, para justificar o voto, que foram disponibilizados pelo TRE-PB, no primeiro turno, em João Pessoa, e serão mantidos: na sede da PBTur; nos Shoppings Sul e Mag, no Colégio Meta, próximo ao Banco do Brasil; no Cidade Viva, no Colégio Pio XII Bessa e na Fundação Casa José Américo de Almeida.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Prefeitura de Alagoinha vai gastar R$ 280 mil com shows de Zezo e Chicão dos Teclados para o São João

2

Política

Tribunal nega pedido de habeas corpus criminal do prefeito de São José do Sabugi, Segundo Domiciano

3

Política

“Nas conversas ele diz que é candidato”, revela Eva Gouveia sobre Romero se candidatar a prefeito

4

Política

TCE prorroga prazo para prefeituras enviarem balancetes de março após problema em sistema

5

Política

João Azevêdo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual; confira as datas