Vacinação

Campanha de multivacinação começa no dia 6 de agosto

As atividades começam no dia 6 de agosto e seguem, simultaneamente, até o dia 31 de agosto.

Campanha de multivacinação começa no dia 6 de agosto

A orientação é regularizar os cartões de vacinação de todas as crianças — Foto:Walla Santos

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai iniciar a Campanha Estadual de Multivacinação em paralelo à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo. A intenção é estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. As atividades começam no dia 6 de agosto e seguem, simultaneamente, até o dia 31 de agosto.

Os pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais para o sucesso das campanhas. As vacinas já foram encaminhadas para os municípios e estarão disponíveis nos postos de saúde de todos os 223 municípios da Paraíba. A meta é atingir 95% da cobertura. 

“Os responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças. Orientamos que eles levem a caderneta de vacinação para avaliação e registro. É fundamental que todas as crianças compareçam aos serviços de saúde, independente da sua situação vacinal”, informou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.

Márcia reforçou a necessidade da intensificação da campanha contra a poliomielite e contra o sarampo. O objetivo é vacinar as crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias), contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.

“Queremos captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados”, disse.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

2

Saúde

Tumor de esôfago: conheça os sintomas e formas de tratamento para este tipo de câncer

3

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

4

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

5

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital