Paraiba

Ricardo Coutinho e Paulo Câmara, governador de Pernambuco, assinam ordem de serviço de adutora

O secretário João Azevedo disse que a expectativa é de chuvas de janeiro a abril, no Sertão, para que haja o acúmulo de água nos mananciais, especialmente as grandes barragens

Ricardo Coutinho e Paulo Câmara, governador de Pernambuco, assinam ordem de serviço de adutora

Ricardo Coutinho, governador da Paraíba — Foto:Walla Santos

Na próxima sexta-feira (12), o governador Ricardo Coutinho e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, darão a ordem de licitação de uma adutora que sai do rio Paraíba, passa em Barra de São Miguel e vai até Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. A informação é do secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo (PSB), que concedeu entrevista nesta quarta-feira (10).

“Porque a região de Pernambuco precisa dessa água e é possível fazer parceria. O Governo de Pernambuco tem sido parceiro, a própria adutora de Princesa Isabel já é uma parceria como essa”, disse.

O secretário João Azevedo disse que a expectativa é de chuvas de janeiro a abril, no Sertão, para que haja o acúmulo de água nos mananciais, especialmente as grandes barragens, como Coremas Mãe D’água. Atualmente, o sistema que pode acumular mais de um bilhão de metros cúbicos tem, hoje, aproximadamente, 60 milhões de m³ nas duas barragens. “Isso é muito pouco, e é isso que nós estamos esperando que agora no período de chuva a gente tenha uma recarga, porque caso não ocorra, evidentemente que corremos o risco de mais cidades entrarem em colapso”, informou.

O secretário informou que o Governo do Estado propôs ao Ministério da Integração uma adutora nova, saindo de Coremas, passando em São Bentinho, que é onde tem a tomada d’água que leva água até Patos e Pombal, para minimizar as perdas ao longo do rio. A adutora está aprovada pela Defesa Civil Nacional e o Estado está aguardando a liberação de recursos.

Outra adutora, que já está em andamento, é a do Curimataú. O consórcio contratado para a implantação da adutora já está executando a obra, em ritmo normal, e a previsão é que a primeira etapa esteja em operação já na metade deste ano. A obra é orçada em mais de R$ 300 milhões e atenderá 19 cidades paraibanas. Segundo João Azevedo, é a transposição dentro da Paraíba.

“O Curimataú é uma região que não chove com frequência, e a água do subsolo não tem boa qualidade. Então é a solução definitiva, é a transposição dentro da Paraíba, é você levar água que está chegando hoje do rio São Francisco, passando de Monteiro pelo rio Paraíba, chegando até Boqueirão. A partir de Boqueirão, nós vamos fazer uma captação e levar água para essas 19 cidades, beneficiando pelo menos 150 mil pessoas naquela região, que terão segurança hídrica”, disse.

A obra do canal Acauã-Araçagi – Vertentes Litorâneas é dividida em três lotes, sendo que o primeiro está com 96% da sua execução concluída, o lote dois está em 45%. A previsão para entrega do lote 1 é o primeiro semestre deste ano, e até o final do ano será entregue o lote 2.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Envelhecimento de indígenas e quilombolas na Paraíba é menor que o da população em geral, mostra Censo do IBGE

2

Paraíba

Plataforma destaca João Pessoa como um dos quatro destinos mais procurados para quem gosta de apreciar tranquilidade

3

Paraíba

Concurso Nacional Unificado é adiado pelo Governo Federal

4

Paraíba

“Queria enterrar e me despedir dela. Sophia ficou sem justiça”, desabafa mãe de menina desaparecida na Paraíba

5

Paraíba

João Azevêdo reforça programa Pé-de-Meia como incentivo aos estudantes e destaca esforço pela educação