Educação

UFPB seleciona profissionais para curso do Pronatec

Os selecionados serão remunerados mediante bolsas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de responsabilidade do Ministério da Educação

UFPB seleciona profissionais para curso do Pronatec

Universidade Federal da Paraíba — Foto:Walla Santos

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e a Escola Técnica de Saúde (ETS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) selecionam bolsistas para atuarem nos encargos de professor e de apoio às atividades do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso é promovido no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pela ETS e proporciona educação profissional técnica de nível médio para jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

As oportunidades para docentes estão distribuídas nas áreas de Saúde, Enfermagem, Saúde Bucal, Meio Ambiente, Nutrição, Gastronomia, Letras, Informática, Recursos Humanos, Ciências Exatas e Fotografia, com exigência de formação superior e experiência profissional mínima comprovada de um ano. No caso de profissionais da Enfermagem, também é necessário ter curso pós-graduação em Saúde. Para Artesão de Biojoias será exigida formação na área. Já as cinco vagas previstas para apoio administrativo e acadêmico requerem formações e experiências profissionais específicas. Informações detalhadas encontram-se no Edital n° 3/2017 e na errata que regem a seleção simplificada.

Os selecionados serão remunerados mediante bolsas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de responsabilidade do Ministério da Educação. A carga horária será de até 16 horas semanais para professores e de até 20 horas para atividades de apoio, correspondendo respectivamente aos valores de R$ 50 e R$ 18 pela hora trabalhada.

No edital, PRAC e ETS lembram que a percepção da bolsa não caracteriza vínculo empregatício ou com o regime jurídico do serviço público e, portanto, não se aplicam benefícios trabalhistas ou previdenciários. Além disso, os profissionais não poderão acumular bolsas ou benefícios de programas municipais, estaduais e federais, como os financiados pelo FNDE, pela Capes, UAB, e-Tec, entre outros.

Os candidatos também devem estar atentos a outras determinações. É preciso, por exemplo, ter disponibilidade para atuar nos turnos definidos pelo programa e em localidades que incluem comunidades quilombolas, indígenas e unidades do sistema prisional.

A inscrição é gratuita aos interessados e deverá ser realizada até 9 de janeiro, por meio de preenchimento de formulário e entrega de documentação na secretaria da Escola Técnica de Saúde (ETS), situada no campus I da UFPB, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A data prevista para divulgação dos resultados preliminares é 16 de janeiro.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

2

Educação

Termina hoje prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

3

Educação

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

4

Educação

Eleição: alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas hoje para escolher novo reitorado

5

Educação

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa