Dados do IBGE

Taxa de sindicalização de trabalhadores na Paraíba segue em queda e atinge ponto mais baixo da série histórica

As informações são do módulo Características Adicionais do Mercado de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), divulgado nesta sexta (15), pelo IBGE.

Taxa de sindicalização de trabalhadores na Paraíba segue em queda e atinge ponto mais baixo da série histórica

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A taxa de sindicalização do pessoal ocupado na Paraíba, que já vinha em trajetória de queda, chegou a 10,8% e atingiu o ponto mais baixo da série histórica, em 2022. As informações são do módulo Características Adicionais do Mercado de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), divulgado nesta sexta-feira (15), pelo IBGE. Apesar disso, o indicador foi o 4º maior do Nordeste, ficou acima da média brasileira (9,2%) e foi igual ao verificado na região (10,8%).

Dos cerca de 1,5 milhão de ocupados no último ano, no estado, somente 166 mil estavam associados a sindicato. O número representa uma queda de 16,2% frente ao último registro feito até então, em 2019, quando 198 mil pessoas estavam nessa condição. Já em comparação a 2012, quando era de 278 mil pessoas, houve redução de 40,3%.

No estado, a sindicalização era maior entre os homens (11,3%) do que entre as mulheres (9,9%). Já no cenário nacional, a situação era inversa, com taxas de 9,3% no grupo feminino e de 9,1% no masculino, mesma tendência constatada no regional, em que as proporções eram de 11,6% e 10,2%, respectivamente.

Já a taxa de associação a cooperativa de trabalho ou produção, entre os ocupados como empregador ou conta própria no trabalho principal, foi de 5,6%, na Paraíba, em 2022. A proporção apresentou crescimento em comparação a 2019 (3,7%) e foi a mais alta da série desde 2014 (5,7%). Além disso, foi a maior da região e superior à média do Brasil (5,3%) e do Nordeste (4,6%).

COMPARTILHE

Bombando em Emprego

1

Emprego

Conselheiro tutelar na Paraíba perde cargo após Tribunal de Justiça reconhecer acúmulo indevido

2

Emprego

Assaí abre mais de 60 vagas de emprego em lojas na Paraíba

3

Emprego

TSE autoriza nomeações no TRE da Paraíba de aprovados no Concurso Nacional Unificado

4

Emprego

Sine João Pessoa oferta mais de 800 vagas de emprego nesta semana; confira oportunidades

5

Emprego

Campina Grande tem mais de 600 vagas de emprego na semana; veja como concorrer