Ex-presidente

Ação nos Estados Unidos tenta barrar candidatura de Trump à Presidência em 2024

É a segunda grande ação em duas semanas que tenta invocar a “proibição insurrecional” da 14ª Emenda da Constituição americana.

Ação nos Estados Unidos tenta barrar candidatura de Trump à Presidência em 2024

A ação foi movida em nome de oito eleitores de Minnesota, incluindo um ex-juiz da Suprema Corte estadual nomeado pelo Partido Republicano. — Foto:Reprodução

Um grupo liberal entrou com uma ação em Minnesota nesta terça-feira (12) para impedir que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump participe do pleito presidencial de 2024. É a segunda grande ação em duas semanas que tenta invocar a “proibição insurrecional” da 14ª Emenda da Constituição americana.

Ambos casos são vistos como tentativas legais. Trump nega qualquer irregularidade e prometeu lutar para permanecer nas eleições presidenciais.

O novo processo em Minnesota foi aberto no tribunal estadual pelo grupo Free Speech For People, uma semana depois que outro grupo iniciou uma contestação semelhante no Colorado.Uma disposição pós-Guerra Civil da 14ª Emenda diz que qualquer funcionário do país que preste juramento de defender a Constituição dos EUA está desqualificado para ocupar futuros cargos se “se envolver em insurreição ou rebelião” ou se tiver “prestado ajuda ou conforto” aos rebeldes.

No entanto, a Constituição não especifica como fazer cumprir esta proibição, e ela foi aplicada apenas duas vezes desde o final de 1800, quando foi usada contra antigos confederados (grupo que perdeu a Guerra Civil e lutava para impedir a abolição da escravatura nos EUA).“Donald J. Trump, através de suas palavras e ações, depois de prestar juramento de apoiar a Constituição como funcionário dos Estados Unidos, então se envolveu na insurreição conforme definido pela Seção 3 da Décima Quarta Emenda”, diz um trecho do novo processo. “Ele está desqualificado para ocupar a presidência ou qualquer outro cargo nos Estados Unidos.”

A ação foi movida em nome de oito eleitores de Minnesota, incluindo um ex-juiz da Suprema Corte estadual nomeado pelo Partido Republicano, um ex-secretário de Estado democrata e um veterano da Guerra do Iraque que dirigia a sede do Partido Republicano em seu condado.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Voluntário paraibano morre na guerra da Ucrânia; pelo menos 16 brasileiros estão desaparecidos ou foram mortos no conflito

2

Mundo

Lula e Trump conversam 30 minutos por telefone e presidente brasileiro pede fim do tarifaço

3

Mundo

Ruy Carneiro defende PL que isenta Imposto de Renda até R$ 5 mil e que super-ricos paguem mais impostos: “parar de punir quem ganha pouco”

4

Mundo

Lucas Ribeiro comemora crescimento no mercado de beleza da Paraíba que chega a mais de 18 mil empresas: “crescimento que dá resultados”

5

Mundo

Jovem paraibano vence competição de tecnologias na construção civil WorldSkills Brasil 2025 e pode representar o Brasil em Xangai, na China