MPF

Prefeitos de cinco municípios têm 13 dias para realizar auditoria de convênios dos ex-gestores

O MPF orienta aos novos prefeito de Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Joca Claudino, Marizópolis e Monte Horebe, denunciem os ex-gestores caso encontrem alguma irregularidade

Prefeitos de cinco municípios têm 13 dias para realizar auditoria de convênios dos ex-gestores

O Ministério Público Federal alerta que se houver irregularidade o prefeito pode sofrer sanção — Foto:Divulgação/MPF

Os prefeitos eleitos de cinco municípios do Sertão paraibano têm  até o dia 31 deste mês para realizar auditorias nos convênios e instrumentos correlatos firmados com o Governo Federal pelos ex-gestores. A recomendação do Ministério Público Federal, em Sousa, foi emitida em novembro de 2016.

O MPF orienta aos novos prefeito de Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Joca Claudino, Marizópolis e Monte Horebe, denunciem os ex-gestores caso encontrem alguma irregularidade. “Adote medidas administrativas e judicias cabíveis, tais como Ação de Busca e Apreensão, Ação de Ressarcimento ao Erário, instauração de Tomada de Contas Especial, com o objetivo de evitar a sua responsabilização, nos termos da Súmula 230, do Tribunal de Contas da União”, diz trecho da recomendação.

O Ministério Público informa que a recomendação tem um caráter preventivo e até pedagógico, uma vez que muitos gestores, em situações de ausência de Prestação de Contas sob sua responsabilidade, costumam passar, indevidamente, a responsabilidade para os seus sucessores, alegando ignorância no que tange à sua responsabilidade.

O MPF lembra que da existência de pessoas nos municípios citados que foram denunciadas em ações penais e civis por ato de improbidade administrativa no curso da chamada “Operação Andaime”, que apura núcleos municipais e supra municipais especializados em fraudes licitatórias, desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Os ex-prefeitos haviam sido orientados para que enviassem à Procuradoria da República no Município de Sousa a relação de todos os convênios celebrados com o Governo Federal; que apresentem a prestação de contas dos convênios firmados com o Governo Federal, cujo prazo final para prestação se encerre até o dia 31 de dezembro de 2016.
  

Confira a recomendação

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Influenciadora digital morre ao cair de viaduto em Campina Grande

2

Paraíba

Prefeitura de São Mamede vai gastar quase R$ 1 milhão para construir duas praças

3

Paraíba

Prefeitura de Catingueira vai gastar mais de R$ 140 mil com farda para os servidores

4

Paraíba

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por crime ambiental ao manter em funcionamento lixão a céu aberto

5

Paraíba

Envelhecimento de indígenas e quilombolas na Paraíba é menor que o da população em geral, mostra Censo do IBGE