Problema de abastecimento

Campanha termina nesta sexta-feira com falta da vacina Hepatite B

Segundo a coordenador a de Imunização de João Pessoa, Chiara Dantas Vanderlei, a vacina Hepatite B ainda está passando por controle de qualidade, por isso não foi liberada

Campanha termina nesta sexta-feira com falta da vacina Hepatite B

Quem não procurou os postos de vacinação durante a campanha não deixará de se vacinar — Foto:Walla Santos

Termina nesta sexta-feira (30) a campanha de multivacinação para atualização da caderneta. Apesar disso, a vacina Hepatite B está em falta, por problema de abastecimento em nível nacional.

A campanha tem como foco melhorar a cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos e na faixa etária de 9 a 14 anos. Segundo a coordenadora de Imunização de João Pessoa, Chiara Dantas Vanderlei, a vacina Hepatite B ainda está passando por controle de qualidade, por isso não foi liberada. Mas ela afirmou que a faixa etária de dois, quatro e seis meses recebeu a vacina, pois ela está incluída dentro da Pentavalente. Já as crianças no primeiro mês de vida nem adolescentes e gestantes tomaram a vacina.

Com exceção da Hepatite B, que não foi liberada, as vacinas disponibilizadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação são as seguintes: BCG, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (Vacina Oral Poliomielite atenuada), Rotavírus, Pentavalente, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Tetraviral/Varicela, DTP (Tríplice Bacteriana), Dupla Adulto, HPV, Hepatite A e DTP Acelular. Destas, três são específicas para adolescentes: HPV, Tríplice Viral e Dupla Adulto, que é a antitetânica.

Até ontem, foi registrado no sistema que 44.675 crianças menores de 5 anos compareceram às unidades de saúde na Paraíba. Destas, 19.362 tomaram alguma vacina (ou seja, tinham atraso no cartão). Foram aplicadas 40.331 doses – lembrando que, proporcionalmente, cada criança tomou, pelo menos, duas doses de vacina.

De acordo com Chiara Dantas, quem não procurou os postos de vacinação durante a campanha não deixará de se vacinar. “Pode procurar o posto na rotina normal, que atualiza de acordo com o que estiver necessitando”, disse.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

2

Saúde

Tumor de esôfago: conheça os sintomas e formas de tratamento para este tipo de câncer

3

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

4

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

5

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital