Mamografias

Napoleão Laureano denuncia represamento de exames por PSFs de JP

No mês de agosto foram agendadas apenas 52 mamografias, sendo que o hospital tem capacidade para a realização de mil exames mensais

Hospital Napoleão Laureano, Salário, Atraso

Hospital Napoleão Laureano (Foto: Walla Santos)

O número de exames de mamografia feitas no Hospital Napoleão Laureano está muito abaixo do esperado, de acordo com dados fornecidos pelo hospital. No mês de agosto foram agendadas apenas 52 mamografias, sendo que o hospital tem capacidade para a realização de mil exames mensais.

Já no mês de junho, foram agendadas 427 exames de mamografia. A média de realização de mamografias no hospital geralmente fica em torno de 800 exames por mês. A quantidade baixa que tem sido registrada na marcação de exames preocupa tanto os hospitais quanto as pacientes.

A informação que o hospital tem é de que o problema está no atendimento inicial, que acontece nos Postos de Saúde da Família (PSFs). De acordo com o que o setor de mamografias do Napoleão Laureano informou ao Portal ClickPB, quando as pacientes chegam aos PSFs, recebem as informações de que não há como marcar o exame no hospital especializado em oncologia.

A informação, porém, é falsa, já que o hospital tem realizado bem menos exames de mamografia do que deveria. O exame de mamografia é essencial para a saúde da mulher, já que diagnostica o câncer de mama. Quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores são as chances de cura.

Todas as mulheres com mais de 40 anos devem realizar a mamografia regularmente uma vez por ano. Com a efetivação da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor a partir de 29 de abril de 2009, toda mulher brasileira tem direito a realizar pelo SUS sua mamografia anual a partir dessa idade.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

2

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

3

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

4

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia