Investigação

PGR quer lista com nomes de seguidores de Bolsonaro nas redes sociais

Sobre as publicações, a PGR quer que as big techs informem quantidades de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários.

PGR quer lista com nomes de seguidores de Bolsonaro nas redes sociais

Bolsonaro está sendo investigado pela PGR — Foto:Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (17), que plataformas enviem uma lista completa com os nomes e dados de identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais.

O pedido cita Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook, Twitter e YouTube. O órgão requer também que as empresas enviem a “integralidade das postagens” de Bolsonaro sobre “eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas e fotos e/ou vídeos com essas temáticas”.

Sobre as publicações, a PGR quer que as big techs informem quantidades de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários e “demais métricas aferíveis”.

A solicitação é assinada pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos. Foi feita no inquérito que apura os suspeitos de incitarem os atos de 8 de janeiro, em Brasília. O relator da investigação é o ministro Alexandre de Moraes.

O ex-presidente foi incluído no inquérito por ordem de Moraes e também a pedido da PGR. Bolsonaro passou a figurar na investigação por causa de uma publicação feita em seu perfil no Facebook em 10 de janeiro.

Na ocasião, ele postou uma desinformação em que contestava o resultado eleitoral e dizia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teria sido eleito pelo povo. Apagou horas depois.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Quadro de Nossa Senhora de Fátima permanece intacto após incêndio em residência

2

Brasil

Moraes revoga prisão do ex-ministro Gilson Machado

3

Brasil

Preocupado, Hugo Motta diz que acompanha de perto situação de Cícero Lucena em Israel e aciona Itamaraty

4

Brasil

Em Israel, Cícero Lucena pede apoio ao Governo Federal para resgate: “tentando retornar para casa o mais rápido possível”

5

Brasil

Defesa Civil da Paraíba e de João Pessoa debatem preparativos para simulação do novo sistema de alerta amanhã em 20 cidades do estado