Ucrânia

Russos cercam base naval na Crimeia e exigem rendição de ucranianos

Forças russas entraram em uma das últimas instalações militares na Crimeia ainda sob o controle da Ucrânia com veículos blindados e fuzis automáticos

Russos cercam base naval na Crimeia e exigem rendição de ucranianos

Milícias pró-Rússia cercaram uma base aérea ucraniana na Crimeia, a região da Ucrânia que recentemente optou, em um referendo, em ser anexada pela Rússia. Os combatentes lançaram um ultimato exigindo que as tropas ucranianas se rendam e deixem a base de Belbeck.

 

O enviado da BBC à Crimeia, Ian Pannell, disse que os militares ucranianos possuem poucas armas e estão se armando também com paus. Um comandante dos milicianos que não quis se identificar disse à BBC que suas forças desejam a paz, mas acrescentou que as tropas ucranianas devem deixar o local porque “toda a Crimeia agora é russa”.

 

O impasse acontece poucas semanas após forças pró-Rússia terem atacado a base e assumido o controle de suas áreas essenciais, fazendo com que os soldados ucranianos tivessem de recuar para o edifício administrativo e para os alojamentos do local.

 

Outro ataque
Em outro desdobramento, manifestantes pró-Rússia atacaram base naval no oeste da Crimeia, a região da Ucrânia que recentemente optou, em um referendo, em ser anexada pela Rússia.

 

Centenas de pessoas que não estavam armadas atacaram a base de Novofedorivka. Os manifestantes destruíram janelas durante o ataque. Os soldados ucranianos se viram obrigados a se refugiar atrás de barricadas e arremessaram bombas de gás lacrimogêneo em direção à multidão.

 

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

O ciclo da autossabotagem: por que repetimos padrões mesmo sabendo que são prejudiciais?

2

Mundo

Furacão Melissa ameaça Jamaica com ‘tempestade do século’ e ventos de 280 km/h; 3 morrem no país

3

Mundo

Mais de 180 milhões de e-mails e senhas foram vazados; veja se foi afetado

4

Mundo

Reunião entre Lula e Trump: entenda o que foi discutido e quais são os próximos passos

5

Mundo

Dois suspeitos são presos por roubo de joias no Museu do Louvre, em Paris