Mundo

Treinadora atacada por orca sofreu afogamento e ferimentos traumáticos

A causa da morte da treinadora Dawn Brancheau, 40 morta no intervalo entre dois shows aquáticos, após ser atacada pela orca Tillikum, no mês passado foi afogame

Folha Online

A causa da morte da treinadora Dawn Brancheau, 40 morta no intervalo entre dois shows aquáticos, após ser atacada pela orca Tillikum, no mês passado foi afogamento e pancada forte na cabeça, pescoço e torso, segundo a autópsia divulgada nesta quarta-feira.

A morte foi classificada como um acidente e exames toxicológicos não encontraram sinais de drogas no corpo da treinadora.

A porta-voz do SeaWorld, Becca Bides, disse que o parque aquático não tinha nenhum comentário a fazer sobre o resultado da autópsia.

O ataque aconteceu em 24 de fevereiro, pouco após as três sessões de uma atração chamada "Dine with Shamu" (Jantando com a Shamu), que consiste em realizar truques perto de um local em que o público pode comer. Turistas que estavam no estádio presenciaram a cena. Logo depois, um alarme soou, e seguranças isolaram a área.

Brancheau brincava com a orca, a partir de uma plataforma, quando foi agarrada por seu rabo-de-cavalo e puxada para dentro do tanque, de acordo com informações do chefe de treinamento animal dos parques SeaWorld, Chuck Tompkins. A orca ficou girando debaixo dágua com a treinadora presa à boca até que fosse isolada, e os funcionários conseguissem resgatar o corpo da treinadora.

A treinadora sofreu uma fratura em parte das vértebras e no maxilar inferior, segundo a autópsia. O relatório também mostrou que ela deslocou os cotovelo e joelho do lado esquerdo e tinha lacerações em sua orelha direita.

O destino de Tillikum

Enquanto isso, o SeaWorld ainda não decidiu qual será o destino de Tillikum, segundo o porta-voz do parque. Dias após a morte de Brancheau, o presidente do SeaWorld disse que a orca continuaria a integrar o time do parque. No entanto, o porta-voz Fred Jacobs disse hoje que nada será decidido sobre o futuro de Tillikum antes que o acidente seja investigado.

É provável que Tilikum retorne aos shows, mas prometer isso agora seria precipitado.

A mesma orca estaria envolvida em outras duas mortes entre elas a de outro treinador, ocorrida em um parque no Canadá, e a de um homem cujo corpo foi achado no SeaWorld.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Juliana Marins morreu 20 minutos após sofrer trauma contundente e não teve hipotermia, diz legista

2

Mundo

Vaquinha arrecada mais de R$ 150 mil para voluntário de resgate de Juliana Marins

3

Mundo

Irmã de Juliana Marins publica homenagem após tragédia em vulcão da Indonésia: “desculpa por não ter sido suficiente”

4

Mundo

Lula determina que Itamaraty faça traslado do corpo de Juliana Marins

5

Mundo

Fuzil .50, avaliado em mais de R$ 100 mil, e munições de guerra são apreendidos em Campina Grande