Especializado em acompanhar licitações e serviços irregulares na área de limpeza urbana pública, o Portal Máfia do Lixo, do consultor em limpeza urbana, Enio Raffin, repercutiu a prisão dono da Líder, Mauro Bezerra, pela Polícia Federal, que deflagrou ontem a Operação Hígia, prendendo empresários e políticos envolvidos em suposto esquema de desvio de verbas no Rio Grande do Norte.
Sob o título Dono da Líder que venceu contrato do lixo em JP é preso pela PF, o Portal destaca que o processo licitatório na Capital era um jogo de cartas marcadas.
O administrador Enio Noronha Raffin fez publicar em seu site Máfia do Lixo, no endereço http://www.mafiadolixo.adm.br/, em 26/03/2008, o resultado da licitação pública para os serviços de limpeza urbana de João Pessoa, Paraíba. A publicação ocorreu antecipadamente à sessão de abertura dos envelopes de preços das licitantes. O certame foi promovido pela prefeitura de João Pessoa. O leitor deve lembrar da matéria que foi publicada (pode ainda consultar) no site Máfia do Lixo e que foi enviada para uma enorme lista de jornalistas, vereadores, autoridades e prefeito e secretários municipais de João Pessoa.
Durante a Operação Hígia, um dos proprietários da empresa LÍDER Limpeza Urbana Ltda, o empresário Mauro Bezerra da Silva foi preso pela PF no Condomínio Meridian, em Manaíra, e levado para a Superintendência da Policia Federal em João Pessoa, na Torre, onde aguarda remoção para o Rio Grande do Norte. O empresário Mauro Bezerra da Silva é acusado de falsificação de documentos, peculato, tráfico de influência e fraude de licitação pública. A PF apreendeu um veículo Jaguar F Type, com placas de São Paulo. A operação da Polícia Federal aconteceu também no Rio Grande do Norte, que desmantelou uma quadrilha acusada de fraude em licitações que teriam gerado um prejuízo de R$ 36 milhões aos cofres públicos. Na residência do empresário Mauro Bezerra da Silva, foi apreendido outro veículo valioso, um Nissan Path Finder, além documentos e computadores. Na sede da empresa LÍDER, os policiais federais apreenderam computadores e documentos diversos.
Todo o material será encaminhado para Natal (RN), onde está concentrada a operação da PF. O ingresso da empresa LÍDER na limpeza urbana da cidade de João Pessoa foi questionado pela oposição ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e denunciado ao Ministério Público Estadual da Paraíba. Em março deste ano, o promotor de Justiça Adrio Nobre Leite, Curador do Patrimônio Público da Capital, ajuizou ação civil pública para anular a concorrência inerente à coleta de lixo em João Pessoa e obrigar a Emlur a assumir integralmente o serviço de limpeza urbana da cidade. leia mais »
Clickpb