Cotidiano

Orelhas e palma da mão são áreas ruins para tatuagem

Por desfavorecer o processo de pigmentação da tatuagem, lugares como as orelhas, palmas das mãos e solas dos pés não […]

Por desfavorecer o processo de pigmentação da tatuagem, lugares como as orelhas, palmas das mãos e solas dos pés não são recomendados por especialistas para eternizar a imagem que se escolhe para tatuar.

Segundo o tatuador Lucas Marcondes, na região das orelhas, por causa da pele cartilaginosa, o pigmento da tatuagem tende a desbotar com o tempo. “O desbotamento causado nas orelhas é diferente do que acontece por causa do sol. Na orelha, o problema é a pele que não permite que o pigmento se fixe bem”, explica Marcondes, que tem 29 anos e já atua na área há 11 anos. 

Já para Fábio Renato, tatuador há sete anos, os lugares menos indicados são as palmas das mãos e solas dos pés. “O pigmento da tatuagem envelhece junto com a pele e, como nesses lugares a pele escama muito, a tendência é que o pigmento envelheça mais rapidamente. Para os outros lugares do corpo, além dos cuidados com o sol, é importante hidratar a pela para evitar problemas”, diz.

Arte dolorida 

Para Marcondes, os lugares mais doloridos para tatuar são os cotovelos, joelhos, a cabeça e na proximidade das costelas. “Esses lugares são mais doloridos porque têm menos carne e são mais próximos aos ossos, mas não há contra-indicação no caso de a pessoa querer a tatuagem”, afirma. Marcondes ressalta, no entanto, que, por terem a pele mais grossa, os joelhos e cotovelos podem exigir retoques.

Já para o tatuador Márcio Lima, 28 anos, que atua na área há nove anos, a dor é muito relativa e depende da pessoa que está sendo tatuada. De uma maneira geral, segundo ele, a espessura da pele não costuma influenciar. “Os lugares que podem doer mais são as partes do corpo em que temos articulações, por uma questão de sensibilidade e movimento constante”, diz ao G1.

Lima diz que não há lugares mais ou menos recomendados para evitar a dor na hora de tatuar, mas garante: “Mulheres agüentam até nove vezes mais dor que os homens”.

G1

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Nova plataforma nacional permite consulta a escrituras e procurações em nome de devedores

2

Cotidiano

Justiça da Paraíba determina que fabricante recolha tintas reprovadas em testes

3

Cotidiano

Mortes por falta do uso de capacetes são maioria em acidentes com motocicletas na Paraíba, diz superintendente do Detran-PB

4

Cotidiano

“Luta de muito anos”: João Azevêdo sanciona Lei de Organização da Polícia Militar e destaca melhorias na segurança pública

5

Cotidiano

Nota cidadã divulga resultado de novo sorteio; confira ganhadores