Brasil

Queiroga diz que plano de vacinação para 2023 será apresentado ‘até 31 de dezembro’

Na reta final do governo, Ministério da Saúde ainda não elaborou programação para garantir imunizantes no próximo ano

Queiroga diz que plano de vacinação para 2023 será apresentado 'até 31 de dezembro'

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga — Foto:Reprodução

Em balanço da sua gestão apresentado nesta quarta-feira, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que a pasta deve apresentar o plano de vacinação para 2023 “até 31 de dezembro” e que também deve assinar novos contratos de compras de imunizantes contra Covid-19 para 2023 até o último dia deste ano.

Segundo o ministro, a Saúde trabalha para apresentar, nos próximos dez dias, um plano de expansão de cobertura vacinal. A pasta vem sendo cobrada pelo grupo de transição da área de saúde do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não ter entregado um planejamento vacinal para 2023.

— Trabalharemos até 31 de dezembro, às 0h. O plano de vacinação está sendo elaborado e será apresentado. Ainda assinaremos contratos, forneceremos informações e publicaremos todo o plano nacional de vacinação, incluindo o de Covid, para 2023 — afirmou.

Nas últimas semanas, o ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, chegou a dizer que o governo Bolsonaro “conseguiu destruir” o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Na entrevista, Queiroga criticou Chioro e disse que “não houve apagão” na vacinação.

Segundo cálculo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o governo federal precisará de 370 milhões de doses de imunizantes contra a Covid em 2023. A conta considera quem ainda precisam completar o esquema vacinal, mais uma dose de reforço anual.

O ministro, apesar de afirmar que “não faltará vacina”, não soube afirmar quantas doses atualmente existem em estoque ao ser questionado em coletiva de imprensa.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Correios suspendem doações de roupas ao Rio Grande do Sul e priorizam outros itens; saiba o que doar

2

Brasil

Com vetos, Lula sanciona volta da cobrança do DPVAT

3

Brasil

Tony Ramos é internado no Rio e passa por cirurgia no cérebro

4

Brasil

Lote de restituição do Imposto de Renda para o Rio Grande do Sul supera R$ 1,1 bi

5

Brasil

Júri popular condena homem a 22 anos de prisão pelo assassinato da ex-esposa a facadas em Parnamirim