Mundo

Justiça argentina processa ex-militares que atuaram na ditadura

None

A Justiça argentina processou hoje e ditou prisão preventiva contra três ex-militares e cinco ex-agentes do serviço penitenciário por supostas violações aos direitos humanos durante a ditadura militar (1976-1983), informaram fontes judiciais.

O juiz Daniel Rafecas ditou o indiciamento do general reformado Héctor Gamen, do coronel aposentado Hugo Pascarelli e de Pablo Durán Sáenz, que durante o regime comandou um centro clandestino de detenção que operava sob as ordens do Primeiro Batalhão do Exército.

A medida anunciada por Rafecas também atinge os ex-agentes penitenciários Héctor Maidana, Diego Chemes, Alberto Neuendorff, Ramón Erlán e Roberto Zeolitti.

No mesmo expediente, o magistrado reiterou as ordens de captura nacional e internacional de Néstor Cendón e Ricardo Martínez, outros dois ex-oficiais do serviço penitenciário que estão foragidos.

Os indiciamentos ditados por Rafecas se unem a outros 47 já dispostos pelo juiz dentro das bases de investigação sobre a repressão desatada a partir do Primeiro Batalhão do Exército.

Agência EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Voluntário paraibano morre na guerra da Ucrânia; pelo menos 16 brasileiros estão desaparecidos ou foram mortos no conflito

2

Mundo

Lula e Trump conversam 30 minutos por telefone e presidente brasileiro pede fim do tarifaço

3

Mundo

Ruy Carneiro defende PL que isenta Imposto de Renda até R$ 5 mil e que super-ricos paguem mais impostos: “parar de punir quem ganha pouco”

4

Mundo

Lucas Ribeiro comemora crescimento no mercado de beleza da Paraíba que chega a mais de 18 mil empresas: “crescimento que dá resultados”

5

Mundo

Jovem paraibano vence competição de tecnologias na construção civil WorldSkills Brasil 2025 e pode representar o Brasil em Xangai, na China