Cultura

Curto Circuito leva ciranda e teatro de bonecos à Feirinha de Tambaú

O Projeto Curto Circuito é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa PMPJ, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope)

O Projeto Curto Circuito leva à Feirinha de Tambaú, no próximo domingo (26), a partir das 17h30, a cirandeira Penha (da cidade de Pilar) e a Companhia de Teatro de Bonecos ‘Cabelo de Bruxa’, que mostrará um espetáculo educativo e de conscientização ambiental.

A ‘Cabelo de Bruxa’ tem um trabalho voltado para diversas áreas artísticas, com a manipulação de mamulengo de vara e vários bonecos usados por mestres que contam histórias nas feiras livres, como uma forma de passar mensagens educativas de uma forma engraçada, utilizando uma linguagem simples que facilita o entendimento das pessoas.

Os bonecos que compõem as cenas contam histórias sobre temas como o meio ambiente e a violência, e são fabricados com peças encontradas no lixo, como aconteceu com o boneco ‘Macandal’, um negro regueiro que ganhou até uma guitarra, e o ‘Mago Gênio’, que fascina a garotada porque consegue descobrir uma forma de mudar o planeta através do amor e tenta ensinar a fórmula para outros personagens, principalmente para a ‘Bruxinha do Amor’.

Cirandeira – Já na sua apresentação, Penha cantará cirandas e cocos-de-roda de domínio público e de cancioneiros populares, como ‘Poço da Curimã’, ‘Chegou a hora de brincar ciranda’, ‘Tirei o retrato de Creusa’ e ‘Sapo da Lagoa’. Ela toca e canta ciranda desde criança, prenda esta herdada com seu pai José Francisco. Nascida em Goiana Grande (PE), na adolescência a artista mudou-se com a família para a Usina Santa Helena, em Sapé (PB), e lá passou a tocar com freqüência.

Atualmente, ela mora na Praia do Jacaré, em Cabedelo, e vem participando de diversos eventos culturais, acompanhada da sua banda, formada pela própria Penha, que canta e toca zabumba; o zabumbeiro Cícero, que também faz vocal, e ‘seu’ João, tocador de zabumba. Já participou de eventos como o ‘Centro em Cena’, em João Pessoa, e o ‘1° Encontro Regional de Música de Raiz’, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em Campina Grande.

O Projeto Curto Circuito é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa PMPJ, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e faz parte das ações de descentralização cultural desenvolvidas em vários pontos da cidade.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze vence o Iguatu-CE no Amigão e mantém os 100% na Série D

2

Esporte

Aldeone Abrantes promete acionar Polícia Federal após polêmica na Série D

3

Esporte

Em partida marcada por pênalti duvidoso, Sousa perde para o Santa Cruz-RN

4

Esporte

Sousa-PB reclama de pênalti na Série D: “Credibilidade dessa partida está em xeque”

5

Esporte

STF nega pedido do Flamengo e mantém Sport como único campeão de 1987