Imunização

Paraíba recebe hoje primeiro lote da vacina contra dengue

Ainda nesta semana a vacina será distribuída para os 14 municípios que compõem a 1ª Região de Saúde da Paraíba.

vacina

(foto: reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe nesta segunda-feira (12) o primeiro lote da vacina contra a dengue (Qdenga), com 37.040 doses. A chegada dos imunizantes está prevista para às 15h, na rede de frio estadual.

Ainda nesta semana a vacina será distribuída para os 14 municípios que compõem a 1ª Região de Saúde da Paraíba: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, o público-alvo para receber a vacina é o de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Ela explica que a faixa etária foi eleita como o melhor cenário para iniciar a vacinação por apresentar uma alta taxa de hospitalização no país.

Para a distribuição das doses, foram selecionados os municípios de grande porte (população maior ou igual a 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue nos últimos 10 anos, incluindo os demais municípios das suas regiões de saúde de abrangência, independentemente do porte populacional, ordenados pela predominância do sorotipo DENV-2 (reemergência recente).

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Após infecção pelo vírus da dengue é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba está entre os dez estados com maior número de dissoluções de uniões conjugais

2

Paraíba

Paraíba registra 43,4 mil novas mães solo em 12 anos

3

Paraíba

Uniões entre casais do mesmo sexo cresce 18 vezes entre 2010 e 2022 na Paraíba

4

Paraíba

Cresce 110%, em 12 anos, número de pessoas que moram sozinhas na Paraíba

5

Paraíba

Paraibana sofre AVC no Peru e Grupo de Resgate Aeromédico faz transferência para hospital de Cabedelo